Greentour: economia circular e turismo sustentável em destinos do espaço SUDOE

O projeto GREENTOUR, financiado pelo Programa Interreg SUDOE e iniciado em novembro de 2020, pretende contribuir para o aumento da sustentabilidade e circularidade do setor do turismo. Os principais resultados esperados incluem:

– ferramentas de avaliação ambiental para agentes dos subsetores de alojamento, restauração, e atividades de lazer e transporte; estas ferramentas são baseadas na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e permitem apoiar um turismo sustentável suportando a identificação de estratégias de redução da pegada ambiental deste setor;

– um sistema de rotulagem ambiental voluntário ao nível do destino turístico baseado em ACV;

– uma rede de cooperação entre destinos e agentes de turismo sustentável no espaço SUDOE.

As ferramentas de avaliação ambiental e o sistema de rotulagem serão testados, numa fase inicial, em destinos turísticos de Portugal, Espanha, França e Andorra, selecionados pelo seu relevante património natural e cultural (Guimarães, Lloret de Mar, Camino Lebaniego, Rias Baixas, Massif du Sancy e Ordino). Numa fase posterior, após a validação das ferramentas, estas serão aplicadas a outros potenciais interessados. Os agentes dos subsetores de alojamento, restauração, e atividades de lazer e transporte que pretendam avaliar o seu desempenho ambiental com as ferramentas desenvolvidas no GREENTOUR podem manifestar o seu interesse em https://greentour-project.eu/join-greentour/be-a-greentour-pioneer.

A Universidade de Aveiro é um dos parceiros do GREENTOUR, contando com a participação dos seguintes membros do CESAM: Ana Cláudia Dias (coordenadora), Paula Quinteiro, Isabel Nunes e Helena Nadais. Mais informação sobre o projeto poderá ser consultada em www.greentour-project.eu.

 

Autora: Ana Cláudia Dias