Henrique Queiroga, biólogo marinho, professor associado do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e investigador do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, tomou posse como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Biólogos. A cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Nacionais da Ordem dos Biólogos teve lugar online, no dia 31 de Março, pelas 17h30.
A lista de que Henrique Queiroga e a atual Bastonária, Maria de Jesus Fernandes, técnica superior do ICNF e antiga Diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, fazem parte foi a única lista que concorreu a eleições para os corpos sociais a nível nacional, tendo apresentado um plano estratégico que identifica 6 linhas de trabalho prioritárias: (i) Contribuir para o direito ao exercício digno e ético da profissão de Biólogo; (ii) Promover a capacitação, a valorização e a dignificação socioprofissional dos Biólogos; (iii) Contribuir para a divulgação da Biologia e Literacia Biológica como garante da sustentabilidade e de uma sociedade mais justa e inclusiva; (iv) Valorizar o papel dos docentes do ensino básico e secundário na educação para a cidadania científica; (v) Incrementar e melhorar a comunicação, interna e externa; e (vi) Continuar a forte aposta nas oportunidades de formação para os seus membros em diferentes áreas.
Nestas eleições votaram 36,6% dos membros efetivos da Ordem dos Biólogos, tendo a lista vencedora reunido 93% de votos favoráveis. A lista completa e o respetivo plano estratégico podem ser consultados aqui.
Com o ciclo que agora se inicia terminam os mandatos do anterior Bastonário, Doutor José Matos, e da anterior Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Prof. Maria Amélia Loução, reputados investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.