Em parceria com a Universidade de Aveiro, o Instituto está a promover um estudo para compreender melhor a perceção geral da sociedade sobre as problemáticas associadas aos animais errantes, por exemplo, abandonados ou nascidos sem dono.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) e a Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Biologia e do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, estão a desenvolver um inquérito enquadrado nos trabalhos para o Censo Nacional dos Animais Errantes 2023 – projeto financiado pelo Fundo Florestal Permanente (entretanto integrado no Fundo Ambiental). A auscultação centra-se na perceção geral da sociedade sobre as problemáticas associadas aos animais errantes. A iniciativa parte de um conceito base, o de animal errante, e que inclui animais abandonados; nascidos sem detentor (“dono” ou “tutor”), e com detentor, mas frequentadores de áreas de domínio público e/ou privado, que não as dos donos.
Os objetivos mais concertos do inquérito são dois: – recolher informação sobre as perceções sociais em relação a cães e gatos errantes; – perceber que formas podem ser mais adequadas para gerir as suas populações, salvaguardando o seu bem-estar. A equipa de técnicos e investigadores envolvida prevê que o preenchimento do inquérito possa demorar entre 10 a 15 minutos.
A participação dos cidadãos será voluntária e confidencial, tendo sido tomadas medidas para garantir a segurança da informação. Mais em concreto o anonimato será mantido em todas as fases do estudo, desde a recolha da informação nos inquéritos até à análise e publicação dos resultados: todos os dados recolhidos são anónimos.
Considerando que cada espécie tem as suas particularidades, prepararam-se dois inquéritos: um sobre os cães errantes e outro sobre os gatos na mesma situação.
Inquérito acerca de cães errantes: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=483148&lang=pt
Inquérito sobre gatos errantes: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=915359&lang=pt
Cada inquérito só deve ser preenchido uma vez. Para eventuais questões, contacte-nos através do email bio-animais.errantes@ua.pt.
Texto por: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.)