No dia 13 de fevereiro, o investigador Paulo Baganha do CESAM/DGeo e representante do CESAM na rede, esteve presente no Euromarine Open Science Day 2024, onde apresentou uma comunicação intitulada “Global warming and coastal changes: Application of Artificial Intelligence techniques in coastal erosion risk assessment”.
O evento deste ano, organizado pela Euromarine, focou-se no tema “Ciência nos limites: Enfrentando os pontos críticos socioecológicos e climáticos dos ecossistemas marinhos”. A investigação atual sublinha a urgência de abordar os riscos de mudanças ambientais abruptas ou irreversíveis, especialmente diante da transgressão dos limites dos sistemas terrestres. O oceano, como um dos principais reguladores da biosfera, é uma prioridade para a União Europeia.
A Euromarine promove o Open Science Day anualmente, incentivando a comunidade académica a contribuir para os desafios globais dos oceanos. Este ano, o dia 13 foi repleto de sessões de alto nível com especialistas globais e contribuições dos membros da EuroMarine, incluindo jovens investigadores e projetos financiados pela Missão Ocean & Waters da UE.
Hoje, 14 de fevereiro, realiza-se a Assembleia Geral da Euromarine, onde os representantes dos membros da rede se juntam para validar as atividades planeadas para 2024.
Saiba mais sobre este evento aqui: Euromarine Open Science Day and General Assembly 2024 | EuroMarine (euromarinenetwork.eu)