Investigadora do CESAM coordena rede CYTED

A investigadora Rosa Freitas é a líder duma das redes CYTED aprovadas para 2019. Apenas 21 redes foram aprovadas e destas só duas são coordenadas por investigadores nacionais. Esta rede está incluída na área do Desenvolvimento sustentável e foca-se na avaliação dos efeitos de contaminantes emergentes em organismos aquáticos. A rede inclui mais de 40 membros que pertencem a vários países incluindo Espanha (Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, Barcelona; Instituto Espanol de Oceanografia – Centro Oceanográfico de Baleares), México (Centro de Investigaciones Biológicas del Nordeste, S.C; Centro de Investigación Biomédica de Occident – Instituto Mexicano del Seguro Social; Universidad Autónoma de San Luis), USA (University of California, Berkeley), Chile (Instituto Antártico Chileno), Brasil (Universidade Federal do Rio Grande) e Argentina (Centro para el Estudio de Sistemas Marinos – Centro Nacional Patagónico – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas).
As Redes Temáticas do CYTED são associações de grupos de investigação e desenvolvimento (I&D) de entidades públicas ou privadas e empresas dos países membros do Programa CYTED, cujas atividades científicas ou tecnológicas estão relacionadas dentro de um âmbito de interesse comum e enquadradas numa das Áreas do Programa. Têm como principal objetivo o intercâmbio de conhecimentos entre grupos de I&D e o fortalecimento da cooperação como método de trabalho. O financiamento do programa CYTED destina-se a atividades de coordenação das redes temáticas, tendo um limite máximo de 30 mil euros por ano. São financiadas a mobilidade dos grupos que integram o programa, a organização de workshops e cursos, e publicações.
O principal objetivo do CYTED – Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento é contribuir para o desenvolvimento harmonioso da região ibero-americana através de mecanismos de cooperação que procuram resultados científicos e tecnológicos que possam ser transferidos para sistemas de produção e para políticas sociais.