Investigadores CESAM contribuem para a 3ª Avaliação Mundial do estado do Oceano (WOA III)

Os investigadores Cristina Pita, Helena Vieira (CESAM/DAO) e Luís Menezes Pinheiro (CESAM/DGEO) participaram no Workshop Regional do Atlântico das Nações Unidas destinado à preparação da 3ª Avaliação Mundial do estado do Oceano (World Ocean Assessment – WOA III). Este evento reuniu especialistas de todo o mundo para recolher contributos regionais e contribuir para a avaliação do estado do oceano a nível global. Uma novidade do WOAIII é o grande enfoque transversal nas dimensões socioeconómicas em todo o documento e processo.

Durante o workshop, os nossos investigadores tiveram a oportunidade de contribuir com o seu conhecimento científico e experiência profissional para a redação das primeiras componentes deste documento. O WOA III resultará do terceiro ciclo do Processo Regular de Avaliação Global dos Estados do Meio Ambiente Marinho (Regular Process for Global Reporting and Assessment of the States of the Marine Environment), incluindo Aspectos Socioeconómicos. Este processo tem como objetivo rever periodicamente os aspetos ambientais, económicos e sociais do estado do oceano no mundo para reforçar a base científica que orienta as políticas relacionadas com o Oceano. O Processo Regular é um processo intergovernamental orientado pelo direito internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e outros instrumentos internacionais aplicáveis.

O Workshop Regional do Atlântico faz parte da segunda ronda de cinco workshops regionais, que tem como objetivo sensibilizar e fornecer informações sobre o Processo Regular, recolher informações e dados a nível regional para a elaboração da terceira Avaliação Mundial do Estado do Oceano e proporcionar uma oportunidade para as equipas de redação se reunirem e discutirem a elaboração dos seus capítulos. Este evento desempenha um papel crucial na compreensão e gestão responsável do nosso ambiente marinho global.

Para os investigadores Cristina Pita, Helena Vieira e Luís Menezes Pinheiro, “esta foi uma excelente oportunidade para reforçar a expertise de Portugal, e da Universidade de Aveiro em particular, nas dimensões socioeconómicas da gestão e avaliação do estado do oceano a nível global, mas também de trocar experiências e boas práticas com outros peritos de várias regiões do mundo”.

Mais informação sobre a 3º World Ocean Assessment aqui.
Mais informação sobre Workshop Regional do Atlântico aqui.

Texto por: Cristina Pita, Helena Vieira e Luís Menezes Pinheiro em colaboração com CESAM

Créditos de imagem: United Nations – Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea