Investigadores do CESAM estão em Moçambique na primeira missão do projeto CAPMOZ

No âmbito do projeto CAPMOZ (Capacity building towards the implementation of an EcoHealth framework in Northern Mozambique), financiado pelo programa FCT-AKDN, os investigadores Eduardo Ferreira e João Carvalho, da Unidade de Vida Selvagem, do CESAM / DBIO da Universidade de Aveiro encontram-se na primeira missão do projeto em Moçambique.

Entre os dias 9 e 13 de Maio, visitaram a Reserva Especial do Niassa (REN) onde reuniram com a equipa da REN, da Administração Nacional de Áreas de Conservação (ANAC) e da Wildlife Conservation Society (WCS) Moçambique (parceiro do projeto).

Acompanhados por colegas da REN, visitaram as áreas da reserva onde serão implementadas as tarefas de investigação e capacitação, em conjunto com os restantes parceiros do projeto, nomeadamente, a Universidade Pedagógica de Maputo e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Durante este período, os investigadores do CESAM, fizeram um levantamento dos desafios logísticos e científicos relativos à implementação das ações de investigação e capacitação, que irão envolver investigadores de diferentes entidades e alunos dos parceiros moçambicanos, naquela que é ainda uma das regiões mais remotas e pristinas de Moçambique.

Durante este ano irão decorrer atividades de capacitação e investigação no Sul de Moçambique, embora esteja previsto que as atividades do projeto na Reserva Especial do Niassa aconteçam em 2025.

A equipa da REN dinamizou ainda o contacto com alguns dos concessionários desta área de conservação com mais de 40 mil km2, tendo sido possível visitar as povoações do distrito de Mecula, onde serão desenvolvidas atividades com as comunidades.

Durante os próximos dias, os investigadores do CESAM e da UA estarão em Maputo, para um conjunto de reuniões com a equipa da Universidade Pedagógica de Maputo, visita às instalações desta universidade e às áreas naturais onde será implementado o projeto.