Os investigadores Bruno Nunes, Investigador Principal, Olga Ameixa, Investigadora Auxiliar, ambos do CESAM/DBIO e Teresa Rocha-Santos, Investigadora Principal do CESAM/DQUI, foram nomeados para o comité de gestão de três ações COST: ENVIRANT – Environmental impact of anthelmintics in livestock and alternatives to minimize their use; GIN-TONIC – Group on Insect Nutrition: To Open Nutritional Innovative Challenges e ICPLASTIC – ISO compatible, eficient and reproducible protocols/equipment for mICro-nanoPLASTIC detection through machine-learning, respetivamente.
Os investigadores fazem parte das propostas desde a fase de candidatura e vão ter agora um papel mais ativo: o Comité de Gestão é responsável pela coordenação, execução e gestão de uma Ação COST.
A ação ENVIRANT tem como objetivo avançar, consolidar e divulgar a investigação e os conhecimentos sobre a ocorrência ambiental e o impacto ecológico dos anti-helmínticos administrados a animais e propor práticas e métodos mais sustentáveis para minimizar a sua utilização no controlo das infeções helmínticas. O investigador Bruno Nunes foi convidado para participar nesta ação devido ao seu trabalho na área da avaliação ambiental de fármacos, tanto humanos como animais, grupo no qual se incluem alguns antiparasitários como a ivermectina. Este fármaco é usado como antiparasitário em animais e já foi estudado por Bruno Nunes através da orientação de teses e publicação de trabalhos.
A ação GIN-TONIC pretende colmatar uma lacuna que existe atualmente no âmbito da indústria de produção de insectos: embora o número de estudos sobre nutrição de insetos tenha crescido exponencialmente, o conhecimento fundamental necessário sobre os requisitos nutricionais continua deficitário e, mais importante, fragmentado. Este projeto pretende criar uma plataforma na qual esse conhecimento proveniente de parceiros académicos e industriais é agrupado, sintetizado e disponibilizado. A ação pretende funcionar como um elo entre a investigação aplicada e fundamental, promovendo o conhecimento coletivo e fomentando oportunidades de negócios. A investigadora Olga Ameixa foi convidada para participar nesta ação pela sua experiência e publicações na área da nutrição, fisiologia e comportamento de alimentação de insetos, e do aproveitamento de subprodutos de várias indústrias agroalimentares para a alimentação de insetos.
A ação ICPLASTIC pretende desenvolver metodologias e equipamento para a amostragem, preparação de amostras e análise de micro(nano)plásticos como suporte aos métodos ISO e à legislação de qualidade da água contribuindo também para os estudos toxicológicos/ambientais de forma a colmatar lacunas de conhecimento na análise/ocorrência de riscos. A investigadora Teresa Rocha-Santos foi convidada para participar nesta ação pela sua experiência e publicações na área da química analítica ambiental.
Uma Ação COST financia atividades de colaboração transnacional num sistema de redes de investigadores com livre acesso e bottom-up, em todos os domínios científicos e tecnológicos, durante 4 anos. As Ações COST são normalmente constituídas por investigadores/as (com especial enfase nos investigadores jovens) do meio académico, PME, instituições públicas e outras organizações relevantes e/ou partes interessadas. As Ações COST oferecem um ambiente inclusivo e pan-europeu para que indivíduos com todos os níveis de experiência possam desenvolver a sua rede de investigação profissional, impulsionar a respetiva carreira e aumentar o impacto da investigação em causa.
(Texto por: Gabinete de Comunicação, Promoção e Disseminação do CESAM)