A investigadora Sónia Cruz, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA), foi reconduzida para mais um mandato no Conselho Executivo da BLUEBIO ALLIANCE. Esta decisão reflete o trabalho desenvolvido no período anterior e a dinâmica produtiva fomentada pela equipa em função.
“O motivo para me manter neste terceiro mandato, foi a dinâmica produtiva criada nos últimos anos. O equipa executiva trabalhou de uma forma extraordinária, sob orientação de um conselho executivo ativo e muito envolvido na criação dos novos projetos. Portanto, houve um entendimento de que mais 2 anos de estabilidade desta equipa seria importante para consolidar e concretizar objetivos”, explica Sónia Cruz.
Paralelamente, a BLUEBIO ALLIANCE anunciou a criação do seu Conselho Consultivo, um novo órgão, previsto desde a sua génese, que visa reforçar a estratégia e o crescimento do setor da biotecnologia azul. Para este conselho foram convidados os investigadores Ricardo Calado e Helena Vieira, também do CESAM da UA, reconhecidos pelo seu trabalho na área dos biorecursos marinhos. Para além das competências que levaram a este convite, os investigadores Ricardo Calado e Helena Vieira detêm ainda um historial comum com a BLUEBIO ALLIANCE, tendo feito parte de Conselhos Executivos anteriores. Helena Vieira foi ainda co-fundadora desta associação.
A BLUEBIO ALLIANCE é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, fundada em 2015, que integra e promove a cadeia de valor dos biorecursos marinhos e da biotecnologia azul em Portugal. Com mais de 200 associados, incluindo instituições de investigação, startups e grandes empresas, a BLUEBIO ALLIANCE trabalha na dinamização da bioeconomia, apoiando a inovação e a internacionalização das empresas do setor. Além de fomentar a colaboração entre os seus membros, a associação atua também ao nível europeu e global, promovendo a sustentabilidade e o crescimento da bioeconomia azul.
Com a continuidade de Sónia Cruz no Conselho Executivo e a inclusão de Ricardo Calado e Helena Vieira no Conselho Consultivo, a Universidade de Aveiro reforça a sua presença e impacto na BLUEBIO ALLIANCE, contribuindo para a expansão e desenvolvimento do setor da biotecnologia azul em Portugal e no mundo.
Notícia publicada originalmente em: UA Notícias de 05 março 2025