Termina edição de 2023 da ‘Earth Systems Summer School’ 

Entre 2 e 8 de julho decorreu na Ilha da Terceira, Açores, mais uma edição da ‘Earth Systems Summer School’. Uma escola de verão que contou com 60 participantes oriundos de vários países europeus e da américa do norte. 

A ‘Earth Systems Summer School’ tem como característica distintiva a interdisciplinaridade científica, dado o seu enfoque nas dinâmicas e interações entre os diferentes subsistemas do planeta: a atmosfera, a biosfera, o oceano e a terra sólida. O que se reflete também na variedade de formações académicas que os participantes desta escola de verão tipicamente apresentam. O programa desta escola incluiu palestras, workshops e saídas de campo, tanto em ambiente terrestre como oceânico, e no final os participantes tiveram a oportunidade de apresentar um ‘pitch’ de 2 minutos.  

Como refere à RTP Açores, Eduardo Brito de Azevedo, um dos organizadores da escola de verão e professor da Universidade dos Açores, “aqui estudamos as diferentes interfaces que normalmente são estudadas em separado. E estudamo-las no sentido de perceber quais as relações e as trocas de massa e de energia que existem entre os vários subsistemas do planeta”.  

A ‘Earth Systems Summer School’ resulta de uma parceria entre várias organizações científicas, de entre as quais, o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e o Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Com os investigadores João Miguel Dias, Magda Sousa e Nuno Vaz (CESAM/DFis) a integraram o conjunto de oradores desta escola de verão João Miguel Dias, que foi também dos organizadores deste evento, salienta que “a importância desta escola para a UA e para os seus alunos, ao promover a imagem institucional através da disseminação do conhecimento criado na instituição na área da oceanografia física e proporcionar aos seus alunos de 2º e 3º ciclo o enriquecimento do seu conhecimento através da aprendizagem com vários investigadores de renome internacional, assim como iniciarem a criação da sua rede pessoal de contactos na área de trabalho.  

Texto por: CESAM em colaboração com João Miguel Dias