É já no próximo Domingo, dia 22 de março a partir das 12h, que estreia na estação de televisão SIC o documentário Lousada. Reencontro com a Natureza.
Lousada. Reencontro com a Natureza, retrata o trabalho de inventariação da diversidade de animais e plantas e os esforços de conservação para ajudar a vida selvagem no concelho de Lousada. Este é um território com uma vincada presença humana e por isso as áreas naturais são reduzidas e encontram-se dispersas pela paisagem. Mas apesar disso muitas espécies, algumas ameaçadas, conseguem sobreviver nesta região. Lousada. Reencontro com a Natureza irá trazer para o grande ecrã histórias naturais desconhecidas do grande público, de que são exemplos: uma águia que alimenta as crias com favos de vespa asiática, as lutas entre enormes escaravelhos, até aos maiores lagartos da Europa a viverem num campo de futebol. É um documentário que retrata os nossos valores naturais, a sua relação com os espaços humanizados, mas também o envolvimento social, e a forma como esse envolvimento resulta na sustentabilidade do território e na valorização da Biodiversidade. Dará, também, a conhecer um projeto de conservação da natureza inovador e o trabalho extraordinário de um grupo de pessoas dedicadas à proteção da diversidade biológica.
As filmagens do documentário, com 45 minutos de duração, demoraram cerca de 18 meses e mais de 800 horas de filmagens. Joaquim Pedro Ferreira, investigador do CESAM, partilha a autoria deste documentário com Manuel Nunes e Milene Matos e a realização com Pedro Miguel Ferreira.
Lousada. Reencontro com a Natureza é uma Produção Play Solutions – Audiovisuais e Município de Lousada que tem o CESAM como parceiro científico. A maioria dos biólogos envolvidos neste projeto fez a sua formação na Universidade de Aveiro.