“A Cegonha-Branca: Entre a Igreja e o Penhasco” foi considerado o Melhor Documentário de Ambiente e Ecologia na décima sexta edição do Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art & TuR, que decorreu na cidade das Caldas da Rainha entre os dias 24 e 27 de outubro. Foram a concurso 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados por um júri internacional.
Este documentário dá a conhecer o ciclo de vida de uma das aves mais emblemáticas de Portugal, a cegonha-branca. A viagem começa na Costa Alentejana, onde se encontra a única colónia de cegonhas que nidifica em falésias marinhas. O documentário terá a sua estreia prevista em breve na RTP1. Além disso, todos os documentários premiados no festival vão ser exibidos nos voos da TAP, que transporta cerca de 4 milhões de passageiros por ano.
O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (CESAM-UA) é o parceiro científico deste documentário, produzido pela Play Solutions Audiovisuais. Joaquim Pedro Ferreira, investigador e divulgador de ciência no CESAM, é coautor com Paulo Caetano e co-realizador com Pedro Miguel Ferreira.
Este prémio, à semelhança de outros recentes, é o reconhecimento de um investimento bem-sucedido do CESAM na área do audiovisual. Promover o conhecimento científico e a valorização dos recursos naturais junto do grande público que são dois dos grandes objetivos do CESAM.