Membros CESAM na 5ª Conferência Internacional sobre Contaminantes em Alimentos (ICFC 2023)

Entre 4 e 6 de Setembro de 2023, decorreu o evento “5th International Conference on Food Contaminants: Challenges on exposure assessment, health impact and sustainability of food systems” (ICFC 2023), realizado no Instituto Agronómico de Campinas, Campinas, Brasil. Este evento, da responsabilidade do INSA. Este evento foi realizado em formato híbrido, em parceria com o CESAM, Universidade de Aveiro, e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia Alimentar da Universidade de São Paulo, contando com o apoio da FAPESP e SCBTA.

O evento decorreu pela primeira vez fora de Portugal, tendo como lema “Let’s Open Horizons” com vista a contribuir para fortalecer os laços entre Portugal e o Brasil no domínio da segurança alimentar e saúde humana. O ICFC2023 contou com quatro sessões que incluíram temas como ocorrência de contaminantes, avaliação da exposição e impacto na saúde, sustentabilidade dos sistemas alimentares e redes de colaboração e seu impacto na sociedade. Estas sessões incluíram uma leitura plenária da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) sobre o tema, nove apresentações por oradores convidados da Europa e Brasil, 17 comunicações orais pelos participantes e duas mesas redondas, com três breves comunicações cada. Estiveram presentes cerca de uma centena de participantes de 12 países da Europa, América Latina e África, e foram apresentados 57 posters, tendo sido eleito o melhor poster.

O CESAM colaborou de forma ativa na conferência através da participação do MI Paula Alvito como chair; Amadeu Soares, convidado para a sessão de abertura; Diogo Cardoso, orador convidado presencial, com a apresentação oral “Environmental Circularity: Agriculture, Waste Management, Insects”; Marcia Braz com a comunicação online “Effect of bacteriophages against biofilms of Escherichia coli on food handling surfaces”; Prof. Artur Alves como membro da comissão organizadora e científica; e Prof. Susana Loureiro, Comissão Científica. Foram ainda apresentados 4 posters por investigadores do CESAM.

As cinco mensagens finais do ICFC2023 sublinharam a importância e necessidade de i) desenvolver mais estudos de avaliação de risco de exposição humana a múltiplos contaminantes; ii) aumentar o conhecimento sobre a toxicidade das biotoxinas marinhas emergentes, sobre as quais há pouco conhecimento científico; iii) reforçar o desenvolvimento de trabalhos sobre novas fontes de proteínas (incluindo insetos), assim como, reutilização de resíduos e a segurança alimentar dos mesmos, essenciais para a sustentabilidade dos sistemas de produção alimentar; iv) disseminar e promover o acesso a bases de dados para promover maior conhecimento sobre avaliação de exposição humana a contaminantes; e v) alargar os horizontes e integrar o conhecimento científico através da cooperação internacional entre os vários continentes, como Europa (Portugal) e América (Brasil), com diferentes experiências, com vista a promover uma resposta mais eficaz para resolver os desafios colocados pelas alterações climáticas.

Texto por: Paula Alvito