05/05/2016
Mónica Amorim, investigadora do CESAM/DBio foi convidada a participar no “Topical Scientific Workshop on New Approach Methodologies in Regulatory Science” que decorreu na ECHA (European CHemicals Agency) nos dias 19 e 20 de abril, em Helsínquia, com participantes da indústria, ciência e de entidades reguladoras.
A investigadora desenvolve o seu trabalho na área da toxicogenómica, otimizando ferramentas e resultados para avaliação de risco e que permitem a avaliação de efeitos de substâncias químicas nos genes dos organismos, isto é, ao nível dos mecanismos que precedem os efeitos apicais. Neste workshop discutiu-se, por exemplo, de que forma se pode integrar este tipo de informação para o seu uso na avaliação de risco e legislação de substâncias químicas.
A ECHA tem promovido a discussão de vários tópicos no âmbito da (eco)toxicologia uma das áreas fortes na investigação que se faz no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Em Outubro de 2015 a investigadora participou também no ”ECHA/EFSA Topical Scientific Workshop on Soil Risk Assessment” que promete dar relevo ao “solo” na agenda da legislação Europeia.
Mais informação em: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=46267&lg=pt