O CESAM celebra o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca destacando o Projeto LIFE No_Waste

No sul de Portugal existem áreas altamente vulneráveis à erosão do solo, seca e desertificação. No caso das antigas áreas mineiras da Faixa Piritosa Ibérica, estas características do solo são agravadas pela poluição resultante de um passado de atividade mineira e drenagem ácida, atingindo-se perdas de funcionalidade do solo entre 50 e 100%.

O projeto LIFE No_Waste pretende demonstrar a eficácia da aplicação de novos aditivos na recuperação da funcionalidade de solos degradados em Portugal. Estes aditivos para solo são preparados com base em cinzas de combustão de massa florestal residual e resíduos orgânicos (lamas biológicas e/ou composto orgânico), num contexto de economia circular. Estes novos materiais permitirão recuperar a qualidade química e ecológica e promover o crescimento de vegetação em solos severamente afetados por poluição extrema com metais pesados, salinidade e pH baixo.

No âmbito do LIFE No_Waste, está a decorrer, desde Maio 2018, um projeto piloto, na Mina de São Domingos (Mértola), de aplicação in situ dos novos aditivos. Este trabalho, coordenado pelo CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, envolve uma equipa multidisciplinar com experiência nas áreas de gestão de resíduos, engenharia do ambiente, geoquímica, química ambiental, bioquímica, botânica, ecologia e ecotoxicologia. O projeto piloto permitirá otimizar as condições operacionais, fornecendo diretrizes técnicas para a posterior aplicação destes materiais em outras áreas com solos degradados do Sudoeste Europeu.

A equipa do projeto