O CESAM celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente destacando o projeto EPyRIS

Um dos maiores problemas ambientais dos nossos tempos é a ocorrência de incêndios rurais. Os incêndios rurais são um fenómeno natural que tem moldado a evolução dos ecossistemas mediterrânicos em todo o mundo. Atualmente já existem várias espécies adaptadas ao fogo, ou que até necessitam do fogo para completarem o seu ciclo de vida o que evidencia como a natureza se adaptou à realidade cada vez mais comum dos incêndios. No entanto, os incêndios rurais são hoje mais frequentes, mais severos, e afetam áreas maiores em quase todas as regiões deste planeta, o que faz com que sejam um grave problema ambiental.

Os incêndios rurais podem ter impactos diretos e indiretos, ocorrendo durante e depois dos incêndios, tais como emissões de fumo, perda de biodiversidade, alterações do solo superficial e evaporação pós-fogo. Um fenómeno que ocorre frequentemente em áreas ardidas são eventos hidrológicos extremos potenciados por chuvas abundantes, transportando cinzas e solo das áreas ardidas para as linhas de água.

A redução efetiva destes riscos passa pela identificação e tratamento de encostas com elevado risco de erosão, através das já conhecidas medidas de estabilização de emergência. Estas medidas irão contribuir para que as cinzas e solo transportados não poluam linhas de água, sendo essencial para o seu sucesso, que sejam aplicadas antes das primeiras chuvas de Outono.

Na Europa, a Galiza destaca-se pela sua rápida implementação de medidas de estabilização pós-fogo. O projeto EPyRIS tem como objetivo rever o protocolo galego e convertê-lo o numa ferramenta cartográfica para ser usada por todos os gestores de áreas ardidas da área SUDOE (Sul de França, Espanha e Portugal). Um contributo importante do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar neste projeto, tem sido a adaptação de modelos matemáticos para identificar que áreas tratar e quais são as medidas a aplicar para efetivamente prevenir a erosão pós fogo. Adicionalmente, o CESAM irá demonstrar a aplicação da ferramenta desenvolvida em áreas ardidas em Portugal durante o verão de 2021. O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto será determinante para a determinação do risco de erosão pós-fogo e a eficácia de medidas para reduzir esse risco.

 

A equipa do projeto EPyRIS