Esta edição do ‘Ocean Break’, série de seminários ligados à investigação sobre o mar feita no CESAM, acontece dia 17 de março (sexta-feira), entre as 12:30 e as 13:30 no anfiteatro 9.1.1 (DEMaC).
O investigador Pedro Coelho (CESAM/DBIO) irá abordar a reabilitação de ecossistemas degradados através de soluções baseadas na natureza, comoas pradarias de ervas marinhas.
As pradarias de ervas marinhas possuem importantes contribuições para a biodiversidade, saúde humana e clima, nomeadamente para a flora e fauna, regulação de inundações, estabilização de sedimentos e sequestro de carbono.“Os esforços de conservação e restauração de ervas marinhas estão, portanto, no centro das atenções, com o objetivo de reverter o declínio global das pradarias marinhas em todo o mundo” salienta Pedro coelho.
A potencial utilização da recolonização com pradarias de ervas marinhas para a reabilitação de áreas degradadas, nomeadamente para fitorremediação e/ou fitoestabilização de locais contaminados, estava, no entanto, por testar. Oferecendo uma visão globaldos resultados do projeto RemediGrass, serão abordados neste seminário, os benefícios e desafios desta solução inovadora para a restauração do ecossistema.
Este seminário é uma organização conjunta entre três grupos de investigação do CESAM: CDEC (Ecologia e Conservação dos Ecossistemas Costeiros e de Mar Profundo), MBA (Biotecnologia Marinha e Aquacultura), POMG (Oceanografia Física e Geologia Marinha).
A entrada é livre a todos os interessados.