Para comemorar os 35 anos do Programa Bandeira Azul, a Associação Bandeira Azul da Europa realizou uma Conferência, no passado dia 19 de novembro. Nesta conferência celebrou-se a crescente sustentabilidade das Praias, Marinas e Embarcações, as condições de segurança, serviços, proteção e conservação ambiental e social. Este encontro proporcionou um momento de reflexão sobre o futuro das praias da orla costeira Portuguesa e de partilha dos resultados dos estudos mais recentes sobre Análise, Gestão e Planeamento de Sistemas Sócio-Ecológico e Erosão Costeira, no que respeita a utilização futura das praias portuguesas, com os interlocutores que legislam, implementam e fiscalizam.
O programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, reconhecida pela UNESCO e pelo PNUMA como líder mundial nas áreas de Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Neste evento, que reuniu muitos dos municípios da orla costeira galardoados com a Bandeira Azul pela manutenção consecutiva desde indicador de qualidade, estiveram presentes como oradores o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, o Vice-Presidente da Fundação para a Educação Ambiental; a Diretora do Departamento do Litoral e Proteção Costeira da Agência Portuguesa do Ambiente. O CESAM esteve representado por Paulo Baganha Baptista, como Key Note Speaker, tendo apresentado os resultados dos estudos mais recentes do CESAM na temática da erosão costeira, segurança marítima em portos, segurança balnear e uso recreativo das praias.
O CESAM pretende reforçar a cooperação com os end-users a nível local e com os municípios costeiros, através de serviços operacionais de disponibilização de indicadores de erosão costeira, obtidos por técnicas de deteção remota (estando previsto que em 2022 cerca de 50% do território já esteja coberto por este serviço); de serviços de deteção automática de agueiros e galgamentos costeiros, recorrendo a estações de vídeo-monitorização costeira. Atualmente encontram-se duas estações piloto em fase de testes nas Praia de Mira e Praia da Vagueira, estando prevista uma nova estação na Praia do Furadouro. A nível regional, o CESAM colabora com as administrações portuárias, nas componentes da segurança marítima, em embocaduras com serviços operacionais de estimativa em tempo real de indicadores batimétricos e oceanográficos. Presentemente, o CESAM tem duas estações piloto nos Portos da Figueira da Foz e na Ericeira em fase de implementação.