É um/a investigador/a doutorado/a apaixonado/a pela área das ciências ambientais e marinhas? Está à procura de uma oportunidade excecional para avançar na sua carreira de investigação? Considere candidatar-se às Bolsas de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA-PF) e abra a porta para um mundo de investigação de excelência no CESAM da Universidade de Aveiro, Portugal!
Data limite: 11 de setembro 2024
Ao candidatar-se a uma MSCA-PF no CESAM está a candidatar-se a duas oportunidades de financiamento:
- A primeira oportunidade é a de receber financiamento do mecanismo MSCA. A bolsa MSCA é bastante prestigiada e bem financiada e que tem um elevado impacto positivo no CV dos/as investigadores/as.
- Se uma candidatura exceder o patamar de qualidade, mas não for financiada no processo de seleção MSCA, será elegível para o concurso ERA Fellowship (sem mais candidaturas, apenas com um “tick” no formulário de candidatura). As ERA Fellowship apoiam os países widening (que incluem Portugal) para equilibrar os fluxos de mobilidade dos/as investigadores/as.
O concurso MSCA-PF está aberto a investigadores/as de qualquer nacionalidade que desejem participar em projectos de I&I, quer vindo para a Europa de qualquer país do mundo, quer deslocando-se dentro da Europa. O/A candidato/a deve ter um máximo de 8 anos de experiência equivalente a tempo integral em investigação, contados a partir da data de obtenção do primeiro grau de doutoramento. Além disso, tem de cumprir a regra da mobilidade, o que significa que não pode ter residido ou exercido a sua atividade principal em Portugal durante mais de 12 meses nos 36 meses imediatamente anteriores ao prazo do concurso.
Porquê o CESAM?
A missão do CESAM é promover a I&I transdisciplinar e transformadora e o intercâmbio de conhecimentos para responder às necessidades da sociedade, nomeadamente os desafios ambientais e marinhos, os processos de mudança global e as soluções sustentáveis para a gestão e conservação dos recursos naturais e o bem-estar dos ecossistemas e da humanidade, com base numa abordagem One-Health.
O principal objetivo do CESAM é promover uma utilização mais eficiente dos recursos ambientais terrestres e aquáticos (desde a bacia hidrográfica até ao mar profundo) e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável. O CESAM está empenhado em enfrentar os desafios políticos relacionados com a adaptação e a mitigação das alterações climáticas e com as políticas regionais, nacionais e comunitárias no domínio da água (doce e marinha) e dos recursos naturais (incluindo a biodiversidade, a saúde ambiental e o desenvolvimento sustentável). O CESAM destaca-se pelo seu carácter de investigação transdisciplinar e pela promoção da colaboração internacional, reunindo cerca de 500 membros activos (cerca de 240 doutorados) com conhecimento e experiência em investigação fundamental e aplicada nas ciências naturais e sociais, o que constitui uma vantagem única num Laboratório Associado em Portugal. A investigação do CESAM é transversal, abrangendo a biosfera, a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a antroposfera. A equipa tem experiência em:
- Desenvolvimento e validação de tecnologias amigas do ambiente (e.g. LCA), química analítica, geofísica marinha, e métodos ecotoxicológicos considerando múltiplos factores de stress;
- Tecnologias “ómicas” e bioinformática;
- Biodiversidade terrestre e aquática (incluindo mar profundo), recursos minerais e energéticos, estrutura, funções e serviços dos ecossistemas e avaliação dos riscos desde o nível subcelular até ao nível do ecossistema;
- Economia ambiental e valorização dos ecossistemas;
- Modelação e previsão de processos atmosféricos e hidrodinâmicos (água doce, costeiros e oceânicos);
- Envolvimento de stakeholders.
Ao escolher o CESAM, juntar-se-á a uma comunidade sólida de especialistas internacionais, todos dedicados a promover a descoberta científica e a inovação nas áreas ambiental e marinha.
Como se candidatar?
Encontre um/a supervisor/a na comunidade CESAM visitando o site do CESAM ou envie um e-mail para cesam-gesciencia@ua.pt com o seu CV narrativo e proposta de projeto até 30 de junho e nós podemos ajudá-lo/a a encontrar um/a supervisor/a adequado. Posteriormente, os gabinetes de apoio à investigação do CESAM e da Universidade de Aveiro dar-lhe-ão apoio na sua candidatura.
Testemunhos de um MSCA PF no CESAM
Se tiver alguma dúvida sobre como é trabalhar como investigador/a financiado/a por uma MSCA-PF no CESAM, pode falar com a Himanshi Rohra e a Seila Díaz, que são as investigadoras que atualmente são financiadas por este mecanismo.
Documentos de apoio:
HE MSCA Work Programme 2023-2024
Prepara-te para te juntares à nossa comunidade!
(Texto por: Inês Rosa)