No dia 5 de janeiro, os membros do CESAM reuniram-se no auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro para discutir sobre o futuro da investigação em Portugal, com foco especial no Programa FCT Tenure.
Nesta reunião, bastante participada, o coordenador científico do CESAM, professor Amadeu Soares, destacou que o FCT Tenure é mais um mecanismo de emprego científico que pretende mitigar a precariedade dos investigadores, através da contratação, sem termo, de Investigadores e Docentes, com uma comparticipação inicial da FCT nos encargos salariais. No caso dos investigadores, a FCT comparticipa nos primeiros 6 anos, numa média de 50% dos custos totais, implicando um comprometimento orçamental da UI após o sétimo ano, o que limita, naturalmente, o número de posições oferecidas a investigadores, considerando a futura sustentabilidade financeira do CESAM. O professor Amadeu Soares mencionou ainda as vantagens das cátedras não académicas, ao abrigo deste mesmo programa FCT Tenure.
Finda a reunião foram apresentados os votos de um novo ano promissor a todos os membros do CESAM, reforçando o compromisso mútuo com a excelência na investigação e no avanço do conhecimento científico.
Texto por: CESAM