O Grupo de Estudantes de Doutoramento do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, GED-CESAM, numa iniciativa de ligação à comunidade não académica, organizou o primeiro concurso “Pitch or Perish”.
Numa alusão a um artigo científico de 2014, que discutia a importância de publicar o trabalho científico, a organização pretendeu chamar a atenção para a necessidade de os investigadores comunicarem os seus trabalhos numa linguagem simples e acessível ao público não académico.
Segundo a organização, o concurso, que decorreu com o apoio do CESAM na passada quarta-feira, dia 20 de março, no Café-Restaurante Convívio, pretendia aproximar a comunidade académica e a comunidade não académica de Aveiro, onde o CESAM-UA está inserido. Os alunos de doutoramento apresentaram os seus trabalhos de investigação em 3 e 5 minutos em várias etapas que culminaram com a escolha das melhores apresentações, pelo júri, que integrava, entre outros, as vice-coordenadoras do CESAM Ana Cristina Esteves e Fátima Alves, que é também Diretora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, e Ruben Silva, representante do GED-CESAM.
Segundo Ruben Silva, representado a organização “pretende-se que este evento seja o primeiro de muitos. A receção foi excelente e o facto de ser realizado num espaço público, referência para os Aveirenses, torna esta ocasião uma oportunidade única de partilha entre dois mundos que por vezes não estão tão ligados como deveriam”.
O GED-CESAM, criado recentemente para representar os alunos de Doutoramento do CESAM-UA, tem como pilar da sua ação o estreitamento dos laços entre os alunos e a comunidade académica e não académica. Neste sentido tem já vários eventos planeados para o ano de 2024.