Programa RESTART da FCT

O programa RESTART é um novo instrumento de financiamento da FCT, cujo primeiro concurso abriu no dia 15 de fevereiro, criado com o objetivo de promover a igualdade de género e de oportunidades através do financiamento competitivo de projetos individuais de I&D, em todos os domínios científicos, quando realizados por investigadoras ou investigadores que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção. Alinhado com políticas públicas nesta área, o RESTART abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, os casos de licenças parentais partilhadas, as quais privilegiam a igualdade na prestação de cuidados e a partilha das responsabilidades familiares e durações de licença.

Podem candidatar-se, com o compromisso da instituição de acolhimento, investigadores nacionais, estrangeiros e apátridas que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos à data-limite do período de submissão de candidaturas:

  1. ser detentor do grau de doutor;
  2. ser membro integrado doutorado de uma unidade de I&D, ou ter um vínculo contratual com um Laboratório de Estado;
  3. ter beneficiado, há menos de 12 meses, de uma licença parental, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 120 dias, ou ter beneficiado de uma licença parental partilhada, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 72 dias.

Os prazos referidos no ponto iii., e que constam no n.º 2 do Aviso de Abertura têm como referência a data de abertura do concurso (15 de fevereiro de 2023).

Deadline: 17h00, hora de Lisboa, do dia 30 de março de 2023.

Mais informações: AQUI.