Projeto de Investigação Escolar que envolve membros do CESAM vence Competição Nacional de Ciência e apura-se para Final Europeia

Os jovens investigadores João Carvalho, Klára Varga e Sara Couto, coordenados pela Professora Rita Rocha, do Colégio Luso-Francês, venceram a final da 28ª. edição do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores com o projeto ATMOS – Quantification of the Ecosystem Services provided by Living Green Walls for Atmospheric Pollutants Removal. O trabalho, desenvolvido ao longo de dois anos, foi cientificamente orientado pela Doutora Regina Duarte e pelo Professor Armando Duarte, membros do CESAM e investigadores do Departamento de Química da UA.
O projeto ATMOS quantificou o serviço ambiental prestado pelas árvores, na remoção de material particulado [PM] da atmosfera, com especial incidência na fração inalável, PM2.5. Calculado o valor de PM retido na árvore, os alunos converteram o serviço ambiental prestado em valor económico. Num primeiro ano, o estudo centrou-se na aplicação das metodologias correntes para análise de adsorção de partículas à superfície foliar. A análise crítica do processo de trabalho permitiu desenvolver um método de recolha e quantificação alternativo, baseado na cálculo volumétrico da fração de adsorção útil da árvore e da análise de imagens, através de software específico. O projeto ATMOS apresenta uma solução de mitigação dos problemas de poluição atmosférica em meio urbano, através de uma solução baseada na Natureza, de baixo custo. A qualidade do ar em meio urbano é uma das prioridades estratégicas da União Europeia, plasmada na ambição Zero Pollution do Green Deal. O projeto ATMOS foi selecionado para representar Portugal na final europeia do Concurso EUCYS – European Union Contest for Young Scientists, que terá lugar em Salamanca, em setembro de 2021.