Projeto LIFE NoWaste entre os 12 finalistas para o LIFE Awards 2022

O Projeto Life NoWaste, coordenado por Sónia Morais Rodrigues, docente e investigadora do Departamento de Ambiente e Ordenamento (Dao) e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), laboratório associado da Universidade de Aveiro, está entre os 12 finalistas do Life Awards 2022, organizado pela Comissão Europeia. O projeto pode ser votado até ao dia 30 de maio.

O projeto LIFE NoWaste – Management Of Biomass Ash And Organic Waste In The Recovery Of Degraded Soils: A Pilot Project Set In Portugal decorreu de 2016 a 2021 e teve como objetivo principal avaliar, demonstrar e divulgar a utilização sustentável das cinzas (provenientes da combustão de resíduos de biomassa florestal) combinadas com resíduos orgânicos para regenerar solos degradados de áreas mineiras em conformidade com a Estratégia Temática de Proteção do Solo da União Europeia. O projeto reduziu o impacto dos resíduos da indústria da celulose e do papel no ambiente, ao mesmo tempo que fez uma melhor utilização de recursos valiosos, de acordo com os critérios de fim de resíduos, e contribuiu para mitigar a emissão de gases com efeito de estufa.

O Life Awards 2022, organizado pela Comissão Europeia, reconhece os projetos mais inovadores, inspiradores e eficazes em três categorias: ambiente, natureza e biodiversidade, e ação climática.

Pode votar no projeto Life NoWaste até 30 de maio. Siga o link e clique em “vote for this project”. Posteriormente irá receber um email a solicitar confirmação (caso não receba, verifique a caixa de correio do spam).