CASCADE O objetivo do projeto é conhecer melhor as mudanças súbitas nos ecossistemas que podem levar a maiores perdas de biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, e definir medidas que possam ser implementadas para prevenir essas mudanças. O foco do CASCADE são as zonas secas, como um dos ecossistemas mais frágeis e ameaçados na Europa.
O CASCADE pretende investigar a evolução dos ecossistemas em seis áreas de estudo do Mediterrâneo, e melhorar a compreensão dos mecanismos biogeoquímicos relacionados com as mudanças súbitas e catastróficas, através da combinação entre experiências e modelação. As experiências em laboratório e no campo serão utilizadas na avaliação dos processos biogeoquímicos, que poderão estar subjacentes aos regimes de mudança nas zonas secas, no estudo da relação entre competição e facilitação, e na avaliação dos efeitos dos processos bióticos e abióticos na estrutura e na composição da vegetação. O trabalho de campo contribuirá para identificar mudanças na estrutura e funções dos ecossistemas que indiquem a aproximação ou ultrapassagem dos pontos de viragem, relacionar esses resultados com os resultados experimentais, e avaliar o potencial de recuperação. Serão desenvolvidos modelos para descrever os regimes de mudança nas zonas secas estudadas, em termos das mudanças na composição, abundância e padrões de distribuição da vegetação. Baseado na experimentação e na modelação, o CASCADE irá desenvolver modelos de gestão para o uso e conservação sustentável dos serviços dos ecossistemas. A combinação da modelação física com a modelação socioeconómica permitirá a definição de medidas adequadas, quer na perspetiva ecológica, quer na perspetiva socioeconómica.
Os resultados do CASCADE serão disponibilizados aos gestores de recursos naturais e da biodiversidade, aos decisores políticos, e a outros públicos, usando diversos métodos de disseminação, tais como relatórios, brochuras, folhetos de divulgação, reuniões, vídeos, e nos meios de comunicação social. Todos os resultados e recomendações do projeto serão armazenados e disponibilizadas ao público através do desenvolvimento de um sistema de informação harmonizado do CASCADE, disponível na internet (CASCADIS).