CN-linkAIR – A natureza das ligações de carbono e azoto como factor discriminante da origem da matéria orgânica solúvel em água de aerossóis atmosféricos

Coordenador

Regina Duarte

Programa

FCOMP-01-0124-FEDER-027806 || PTDC/AAG-MAA/2584/2012

Datas

01/07/2013 - 30/09/2015

Financiamento para o CESAM

135634 €

Financiamento Total

159154 €

Instituições Participantes

  • Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNBC/UC)
  • Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL)
  • Additional Research Unit
  • Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO/UA)
  • REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) - Laboratório Associado para a Química Verde (REQUIMTE)

URL / WWW

https://cnlinkair.wordpress.com/

O projecto de investigação CN-linkAIR visa adquirir novas perspectivas acerca da natureza das ligações de carbono e azoto da fracção de matéria orgânica solúvel em água (MOSA) de aerossóis atmosféricos recolhidos em diferentes períodos sazonais numa área urbana da Costa Ocidental Europeia. A contribuição original deste projecto de investigação deriva da aplicação de uma metodologia analítica inovadora, e em parte já validada, baseada na utilização de um procedimento de extracção da MOSA, seguido da análise dos grupos funcionais e da identificação da natureza das ligações de carbono e azoto por intermédio de técnicas analíticas sofisticadas (por exemplo, técnicas espectroscópicas de ressonância magnética nuclear do estado sólido e bidimensional do estado líquido, e espectrometria de massa de elevada resolução). Adicionalmente, ir-se-ão efectuar estudos da composição elementar (C,H,N,O) e do comportamento termo-oxidativo das amostras de MOSA. Este projecto irá igualmente incluir balanços globais de carbono e a avaliação do conteúdo em iões inorgânicos solúveis em água. O conjunto de dados irá ser discutido em termos da contribuição de diferentes tipos de fontes e da influência da variabilidade sazonal nas propriedades químicas da MOSA dos aerossóis. Os dados obtidos acerca da composição da MOSA serão interpretados em conjunto com dados meteorológicos relevantes, no sentido da elaboração de conclusões globalmente válidas acerca da origem e dos processos responsáveis pela presença da fracção de MOSA nas partículas finas.
Os resultados obtidos da aplicação da estratégia do projecto de investigação CN-LinkAir irão colmatar a ausência de informação válida acerca da relação estrutura-origem da MOSA dos aerossóis, utilizando uma região da Costa Oeste Europeia como caso de estudo. Esta proposta irá igualmente fornecer uma nova perspectiva acerca da forma como o azoto é incorporado na matriz da MOSA, o que irá permitir inferir sobre a origem desta componente do aerossol. Do ponto de vista técnico-científico, este projecto reúne uma equipa de investigação multidisciplinar com uma vasta experiência científica na aplicação de técnicas analíticas sofisticadas para a caracterização de matrizes complexas.

membros do CESAM no projeto

Armando da Costa Duarte

Professor Catedrático Aposentado