O objetivo fundamental do projeto @CRUiSE passa por integrar os impactes do tráfego rodoviário numa plataforma analítica única para utilização em sistemas avançados de gestão de tráfego (ATMS). O plano de trabalho baseia-se em 3 pilares fundamentais: i) projetar uma metodologia concetual para a atribuição de um indicador que pode avaliar diferentes externalidades associadas ao tráfego, ajustadas aos contextos locais; ii) melhorar a interoperabilidade entre os modelos de tráfego e novas fontes de dados; e iii) otimização das operações de rede através de um sistema de apoio à decisão.
Um fator diferenciador deste projeto será a inclusão de parâmetros energéticos e ambientais na ATMS, resultado da aplicação de ferramentas de modelação. É neste ponto que será dado maior contributo pela equipa do GEMAC, nomeadamente através da aplicação de modelos de escala local (CFD) e de mesoescala para avaliação dos impactos das emissões associadas ao tráfego rodoviário na qualidade do ar, bem como de modelos de redes neuronais (ANNs) que permitam estabelecer relações não-lineares entre emissões e indicadores de qualidade do ar baseados na concentração de determinados poluentes atmosféricos.