O objectivo principal do projecto é o desenvolvimento de um sistema de modelação para efectuar a avaliação e a previsão da qualidade do ar para Portugal Continental, e para todos os poluentes críticos, incluindo poluentes fotoquímicos, matéria particulada e aerossóis, de forma a cumprir os objectivos propostos pela legislação (Directiva-Quadro 1996/62/CE).
Este sistema possibilitará obter previsões e lançar alertas em tempo real à população, apoiando decisões estratégicas quer para a redução de emissões, quer de gestão da qualidade do ar. A poluição proveniente dos aerossóis tem um papel primordial, nomeadamente devido às inúmeras fontes emissoras existentes em particular nos países do Sul da Europa, como Portugal. Neste sentido, este projecto visa também o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de cálculo das emissões provenientes dos fogos florestais. Esta aplicação será primeiramente testada para o caso particular do Verão de 2003 (período especialmente crítico em termos de ocorrência de fogos florestais), e numa segunda fase será feita a sua inclusão na previsão operacional da qualidade do ar.
Para além disso, será realizada a avaliação da qualidade do ar ambiente a nível nacional para o ano 2010, de acordo com cenários construídos e propostos pelos Planos e Programas, tendo em atenção cenários de redução de emissões à escala nacional, nomeadamente o Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), a Prevenção e Controlo Integrados de Poluição (PCIP-IPPC) e o Programa para os Tectos Nacionais de Emissões (PTEN).
Este trabalho de modelação será efectuado tendo como base o modelo de qualidade do ar CHIMERE, desenvolvido na École Polytechnique pela equipa francesa parceira desta acção integrada, e actualmente em uso para a previsão operacional da qualidade do ar em França, entre outras regiões.