DMi4Shrimp – Dispositivos Microencapsulados derivados de Diatomáceas para Aquacultura de Camarão

Coordenador

Anthony Peter Moreira

Programa

Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos - 2023

Datas

01/02/2025 - 31/07/2026

Financiamento Total

49999,75 €

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Instituição Proponente

Universidade de Aveiro (PT)

DOI

https://doi.org/10.54499/2023.13065.PEX

A nossa investigação recente propõe a exploração de biomateriais derivados de microalgas como elemento estrutural de base para uma nova plataforma de microencapsulação em aquacultura. As diatomáceas produzem microcápsulas tridimensionais de biosilica, com características estruturais, mecânicas e químicas únicas (porosidades micro e nanométricas, grandes áreas de superfície, biocompatibilidade e ajustabilidade), sendo considerados biomateriais superiores quando comparados a sistemas de microencapsulação existentes. O biomaterial pode ser facilmente produzido cultivando estirpes específicas de diatomáceas e funcionalizado com recursos a tecnologias verdes.

Numa prova de conceito, recentemente realizámos os primeiros estudos exploratórios sobre o potencial destes biomateriais como sistemas de microencapsulação para aquacultura. Demonstrou-se pela primeira vez o sucesso na i) extração de microcápsulas tridimensionais a partir de biomassa cultivada de diatomáceas; ii) carregamento de substâncias exógenas no interior das microcápsulas de biosilica; iii) administração desses biomateriais a crustáceos aquáticos; e iv) capacidade de monitorizar a trajetória e o comportamento desses materiais funcionalizados após a ingestão.

Com este projeto, o principal objetivo é desenvolver, validar e explorar esta nova tecnologia. Para alcançar este objetivo, o DMi4Srimp inclui o design e a biofabricação de um novo sistema de microencapsulação especialmente desenhado para camarões, incluindo testes da sua eficácia em termos de entrega de bioativos usando uma espécie de aquacultura importante como modelo – Penaeus vannamei. O projeto inclui a síntese de microcápsulas de diatomáceas adaptadas a um tamanho e forma específicos, extração e funcionalização destes biomateriais; otimização de protocolos de entrega oral para a espécie alvo; e testes de eficácia tanto da entrega bem-sucedida de bioativos, como dos seus potenciais imunomoduladores.

membros do CESAM no projeto

Anthony Peter Moreira

Investigador Júnior

Johannes Wilhelm Goessling

Investigador Júnior

Raquel Arêde Martins São Miguel

Estudante de Doutoramento

Ricardo Jorge Guerra Calado

Investigador Coordenador