Actualmente, a qualidade do ar constitui uma das grandes preocupações de muitos países europeus incluindo Portugal. Para diminuir a poluição atmosférica é necessário definir estratégias de redução de emissões e, consequentemente, é imprescindível caracterizar as fontes emissoras e analisar o seu contributo para os níveis de poluição observados. Para melhorar a qualidade dos inventários, o futuro da investigação na área das emissões passará por uma integração de várias abordagens. Deste modo, os desenvolvimentos recentes na área da observação terrestre, que permitem o estudo da composição da baixa troposfera através de dados de satélite, constituem uma mais valia para a caracterização de fontes e sumidouros de poluentes atmosféricos. Os principais objectivos do projecto EMOSAT são:
(i) desenvolvimento de um modelo de emissões que permite incorporar dados de satélite, com elevada resolução espacial e temporal, para melhorar a caracterização de precursores de ozono e aerossóis;
(ii) quantificação da contribuição individual de diferentes fontes emissoras (biogénicas e antropogénicas) para os níveis de poluição atmosférica em Portugal proporcionando informação fundamental para a definição de políticas e estratégias de redução de emissões;
(iii) desenvolvimento de novas abordagens e metodologias para a integração de observações de satélite na avaliação da composição atmosférica para obter informação credível sobre a poluição do ar e as fontes emissoras.
Este projecto contribuirá para enriquecer o estado do conhecimento relativo a fontes de emissão e fornecerá novas metodologias e ferramentas para a integração de dados de satélite em estudos de poluição atmosférica.