
O objetivo principal do GREENDT é capacitar o corpo docente e os estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) do Uzbequistão na área de Engenharia do Ambiente (EA) através da transferência de conhecimento das IES da União Europeia (UE). Esta iniciativa está alinhada com a prioridade do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia, promovendo uma transição sustentável na proteção ambiental. O foco central reside na criação de um programa inovador de formação (Mestrado), que visa fomentar a troca de boas práticas, a colaboração entre IES do Uzbequistão e da UE em EA e o aumento do empreendedorismo dos estudantes, melhorando a sua empregabilidade através da inovação.
O GREENDT também pretende contribuir para o desenvolvimento da sociedade ao estabelecer uma Sociedade de EA, que disponibilizará informações acessíveis, laboratórios e serviços através de uma rede colaborativa envolvendo municípios, indústrias, agências governamentais e organizações não-governamentais. O objetivo é incentivar a criação de empresas especializadas e oferecer uma plataforma para partilhar conhecimento e recursos. Além disso, o GREENDT aborda o Nexus de EA para apoiar a modernização dos principais agentes ambientais, tornando-os mais competitivos e inovadores. Esta abordagem garante uma transição sustentável, promove empregos verdes e contribui para a construção de uma sociedade neutra em carbono, com uma perspetiva transformadora de género.
A estrutura do GREENDT envolve um modelo multiator, incorporando alavancas fundamentais de mudança: instituições de ensino superior e governança (políticas públicas). As ações propostas no âmbito do GREENDT incluem: i) Implementação de cinco Mestrados em EA; ii) Estabelecimento de cinco laboratórios de EA para apoiar atividades de investigação e oferecer serviços às indústrias e à sociedade civil; iii) Desenvolvimento de uma plataforma de e-learning com informações gratuitas, cursos online e conteúdos dedicados ao apoio aos Mestrados.
