LobAssess – Stocks de Lagostim em Portugal: Bases para a avaliação usando informação de produção e ecologia larvar

Coordenador

Henrique Queiroga

Programa

POCTI

Datas

01/10/2005 - 29/09/2008

Financiamento para o CESAM

35080 €

Financiamento Total

89500 €

Instituição Proponente

IPIMAR

Instituições Participantes

  • Universidade do Algarve

URL / WWW

http://sweet.ua.pt/~f461/

O lagostim, Nephrops norvegicus, é um dos mais valiosos recursos da pesca em Portugal. De acordo com o relatório do ICES Nephrops Working Group, os stocks portugueses necessitam de medidas urgentes de gestão. Contudo, os métodos de avaliação correntemente aplicados não se adequam a esta espécie bentónica com uma forte e persistente estrutura espacial. Além disso, as populações locais estão sujeitas a intercâmbio de indivíduos através da dispersão das larvas, o qual pode contribuir para a estabilidade dos stocks. Estes aspectos têm sido negligenciados nos planos de avaliação e gestão deste recurso. O projecto LobAssess desenvolverá uma estimativa independente da biomassa para um dos stocks portugueses desta espécie (Functional Unit 28 (FU28), costa sudoeste, Fig 1), baseada no método de produção anual de larvas. Este método não apresenta as limitações das ferramentas de avaliação disponíveis (e.g. VPA, LCA) desenvolvidas para stocks tradicionais de peixes. Esta nova avaliação será comparada com os valores produzidos pelos métodos correntes. O projecto estimará também as taxas de fluxo de larvas sobre a FU 28 e as trocas com áreas vizinhas, através do desenvolvimento de um modelo numérico que integre a informação sobre as componentes de circulação com o comportamento larvar. As conclusões sobre a origem das larvas a recrutar na FU 28 serão suportadas por análises genéticas usando marcadores especialmente desenvolvidos para esta espécie.

Os objectivos específicos do projecto LobAssess estão organizados em 8 tarefas (Fig 2): 1 Produção e mortalidade de larvas 2 Biologia populacional 3 Avaliação do stock 4 Genética 5 Modelação da dispersão larvar 6 Dispersão e migração vertical das larvas 7 Medidas de gestão 8 Coordenação científica e organização de workshops

A equipa de investigação deste projecto inclui membros do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR) e das Universidades de Aveiro e do Algarve. O IPIMAR tem experiência em ecologia larvar, taxonomia e avaliação de stocks. Os investigadores da Universidade de Aveiro têm vindo a trabalhar desde há vários anos sobre as interacções bio-físicas que controlam a dispersão e o recrutamento de crustáceos decápodes, incluindo a modelação numérica. Os membros da Universidade do Algarve têm larga experiência em biologia populacional, genética e gestão do lagostim.

O projecto LobAssess tem uma forte componente de treino e formação pós-graduada e usará as plataformas nacionais para trabalho no mar. O projecto LobAssess irá melhorar o conhecimento em ecologia larvar de espécies de profundidade, assunto que tem sido negligenciado pelos biólogos marinhos. O projecto utilizará um método de avaliação apropriado para a espécie e produzirá sugestões de medidas de gestão tendo em conta a conectividade entre populações locais. Espera-se que este projecto produza uma avaliação mais precisa dos stocks portugueses, a qual possa servir de base a medidas de gestão realistas e socialmente aceitáveis.

 

membros do CESAM no projeto

Henrique Queiroga

Professor Associado com Agregação