ORGANOSOL – Matéria Orgânica em Aerossóis Atmosféricos: Composição, Variabilidade, e Fontes em Áreas Urbanas de Portugal

Coordenador

Regina Duarte

Programa

FCOMP-01-0124-FEDER-019913 || PTDC/CTE-ATM/118551/2010

Datas

01/04/2012 - 30/06/2015

Financiamento para o CESAM

44000 €

Financiamento Total

44000 €

Instituições Participantes

  • University of Vigo (Spain)

URL / WWW

http://organosolproject.wordpress.com/

O principal objectivo deste projecto de investigação é adquirir novas perspectivas acerca da composição molecular e elementar da matéria orgânica solúvel em água (MOSA) de partículas finas características de duas áreas urbanas com diferentes níveis de poluição localizadas na Costa Portuguesa. Com este projecto pretende-se ainda avaliar a fracção de matéria orgânica que é insolúvel em água, de forma a estimar a contribuição de diferentes grupos de compostos para a fracção orgânica das partículas finas. A contribuição original deste projecto de investigação baseia-se na aplicação de uma metodologia analítica inovadora, já estabelecida e validada, a qual conjuga um procedimento de extracção com a caracterização das ligações C-H. De forma a obter uma caracterização o mais compreensiva possível acerca da natureza química das partículas finas de áreas urbanas, este projecto visa também avaliar a influência dos vários cenários de fontes emissoras na componente inorgânica das partículas atmosféricas. A estratégia do projecto ORGANOSOL irá contribuir para uma melhor compreensão da ocorrência, origem e identidade da matéria orgânica particulada, com especial destaque para a variabilidade sazonal sob diferentes cenários de fontes emissoras. A implementação de uma base de dados acerca do aerossol orgânico irá permitir estabelecer conclusões cientificamente válidas e robustas acerca da relação origem-estrutura que rege a matéria orgânica presente nas partículas atmosféricas de áreas urbanas.

Para alcançar os objectivos propostos, o projecto ORGANOSOL envolve um Laboratório Associado e uma Unidade de Investigação da Universidade de Aveiro (UA): CESAM (Centro de Estudos Ambientais e do Mar) e GeoBioTec (Geo-Biociências, Geo-Tecnologias e Geo-Engenharias), através da participação de investigadores do Departamento de Química e do Departamento de Geociências. Um investigador da Universidade de Vigo (Espanha) irá também participar na implementação e desenvolvimento do projecto. Adicionalmente, dois investigadores, um da Unidade de Investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (Departamento de Química, UA) e outro do CESAM & Departamento de Química (UA), irão participar como consultores científicos do projecto de investigação. A equipa de investigação multidisciplinar combina experiências na caracterização estrutural de matrizes orgânicas complexas e especiação e avaliação da contaminação com metais em aerossóis atmosféricos, solos e ambientes aquáticos; caracterização mineralógica, isotópica e geoquímica de sedimentos e solos; desenvolvimento de procedimentos avançados de bio-análise baseados em técnicas de espectrometria de massa para aplicação ambiental; e aplicação de técnicas espectroscópicas sofisticadas para a caracterização de compostos orgânicos naturais.

membros do CESAM no projeto

Armando da Costa Duarte

Professor Catedrático Aposentado