ProRecruit – Processos da plataforma que controlam o recrutamento em populações litorais de uma fronteira leste de uma bacia oceânica, utilizando caranguejos e cracas como modelos

Coordenador

Henrique Queiroga

Programa

POCTI/BSE/36663/1999

Datas

01/10/2001 - 31/03/2005

Financiamento para o CESAM

52187 €

Financiamento Total

225000 €

Instituições Participantes

  • IPIMAR, Universidade de Lisboa, Universidade de Évora

Os objectivos do projecto ProRecruit são a descrição da variabilidade temporal do recrutamento de espécies de invertebrados costeiros que apresentam uma fase larvar no seu ciclo de vida, e a compreensão das interacções do forçamento físico com a biologia das larvas que controlam o fornecimento de larvas aos sistemas costeiros. O enquadramento ambiental em que este projecto terá lugar é a costa oeste da Península Ibérica, localizada na margem este de uma grande bacia oceânica. Este sistema é fortemente controlado pelo vento, onde a circulação costeira é dominada por eventos de afloramento e ressurgência regulados por ventos que sopram ao longo da costa.
Os objectivos específicos são:
1. Desenvolver um enquadramento conceptual e modelos simples para um melhor planeamento dos trabalhos de campo e de modelação.
2. Descrever os padrões de recrutamento de cracas e de caranguejos em sistemas costeiros seleccionados, e analisar a variabilidade entre sistemas e entre anos.
3. Descreves a oceanografia costeira e a distribuição tridimensional de megalopas e cypris adjacente aos sistemas.
4. Modelar o forçamento atmosférico e a circulação costeira, bem como os seus efeitos na advecção das larvas.
5. relacionar o recrutamento nos sistemas com o forçamento físico.
Para atingir estes objectivos o projecto ProRecruit utilizará 2 grupos taxonómicos diferentes como modelos biológicos. Um programa de monitorização do recrutamento de alta-frequência será implementado em 3 locais, utilizando susbtratos artificiais de assentamento. Amostragem simultânea ao largo, durante períodos seleccionados dentro da estação de recrutamento, determinará as distribuições horizontal e vertical na plataforma. Medições hidrológicas e meteorológicas serão efectuadas a escalas geográficas compatíveis, de modo a descrever a estrutura 3-D do sistema físico e identificar os agentes forçadores. As interacções físicas e biológicas serão analisadas com a utilização de modelos numéricos, de modo a descrever os mecanismos de recrutamento.

membros do CESAM no projeto

Henrique Queiroga

Professor Associado com Agregação