SIMCLAVE – Estudo do impacte das mudanças climáticas na costa portuguesa – o ecossistema costeiro de Aveiro

Coordenador

José Fortes Lopes

Programa

POCI/MAR/56296/2004

Datas

01/01/2006 - 01/01/2009

Financiamento para o CESAM

76500 €

Financiamento Total

76500 €

O equilíbrio do eco-sistema costeiro e a qualidade da água da Ria de Aveiro e da sua zona costeira, têm estado no centro das preocupações ambientais e estiveram na origem de vários projectos inter-disciplinates. Prevê-se que, nos próximos séculos algumas zonas costeiras oceânicas poderão observar alterações climáticas, tais como a variações, dos padrões do vento e da temperatura do ar, o que poderá provocar mudanças nos eco-sistemas costeiros, nomeadamente, a temperatura das águas costeiras, o possível crescimento anormal de algas tóxicas, ou mudanças nas taxas de nutrientes ou na composição e distribuição do fitoplâncton. As mudanças climáticas poderão afectar a base da cadeia trófica marinha e da sua produtividade, assim como a abundância dos consumidores dos níveis tróficos mais elevados.
Este projecto poderá contribuir para uma melhor compreensão da relação entre as mudanças climáticas e a variabilidade da estrutura fitoplanctónica e da produtividade na zona costeira de Aveiro. Também, poderá promover uma abordagem inter-disciplinar (fazendo cooperar áreas diversas como a meteorologia, a climatologia, a oceanografia física e a oceanografia biológica) e inter-institucional (Universidade de Aveiro, IPIMAR). Dados atmosféricos, hidrológical e biológicos, de condições passadas e actuais, relativos à zona costeira de Aveiro, permitirão a constituição de uma base de dados inter-disciplinar. Os dados actuais serão referentes a amostragens realizadas, no âmbito deste projecto, na zona costeira próxima da embocadura da Ria de Aveiro.
A análise dos dados climatológicos permitirá prever o impacto dos mudanças climáticas no eco-sistema costeiro a partir de:
-identificação dos indicadores das mudanças atmosféricas relacionados com as mudanças climáticas;
-identificação dos indicadores das mudanças no eco-sistema costeiros relacionados com as mudanças climáticas;
-correlações entre o índice NAO e a variabilidade da produtividade fitoplantónica e a ocorrência de ‘blooms’ específicos, nomeadamente, os ‘blooms’ de algas tóxicas.
Por outro lado, os modelos matemáticos aplicados aos eco-sistemas costeiros, constituem ferramentas importantes para o estudo dos principais processos físicos e biológicos que ocorrem nesses sistemas, assim como dos efeitos das actividades humanas. Após a configuração e a validação do modelo ecológico para a zona costeira de Aveiro, o modelo será aplicado ao estudo de cenários, simulando configurações passadas e presentes, assim como cenários de mudanças climáticas.
Este projecto poderá constituir um contributo para o melhor conhecimento dos processos de afloramento na costa portuguesa, numa perspectiva de mudanças climáticas, e os resultados poderão ser úteis para uma melhor gestão do ambiente costeiro.