TRUESOIL – True SOC sequestration: understanding trade-offs and dynamic interactions between SOC stocks and GHG emissions for climate-smart agri-soil management

Coordenador

Frank G.A. Verheijen

Programa

Concurso Transnacional Conjunto 2021 da EJP Soils – 2021

Datas

01/07/2022 - 01/07/2025

Financiamento para o CESAM

100 000 €

Financiamento Total

2 040 000 €

Entidade Financiadora

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Instituição Proponente

University of Göttingen (Germany)

Instituições Participantes

  • Universidade de Aveiro (PT)
  • University of Helsinki (FIN)
  • Research Institute for Agriculture, Food and the Environment (FR)
  • University College Dublin (IR)
  • University of Chile (CHI)
  • Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (ARG)
  • Universidad de Granada (SPAIN)
  • Norwegian University of Life Sciences (NOR)
  • University of Otago (NZ)
  • Université Catholique de Louvain (BE)
  • Universitas Negeri Makassar (ID)

URL / WWW

https://sites.google.com/view/biocharcology/project-3-truesoil?authuser=0

DOI

10.54499/EJPSoils/0001/2021

Tipicamente, os solos agrícolas são pobres em carbono orgânico (CO) e têm o potencial de sequestrar quantidades substanciais de C, contribuindo em estratégias de mitigação das alterações climáticas. Um enriquecimento nos stocks de carbono orgânico do solo (COS) tem benefícios adicionais, incluindo melhorias na fertilidade do solo, retenção de água, produtividade das culturas e na biodiversidade funcional. O restauro e a manutenção do COS podem ser alcançadas mediante práticas que aumentem o sequestro de C e estabilizem o C na matriz do solo. De entre tais práticas, as mais comuns incluem o enriquecimento com materiais orgânicos (ex. corretivos/fertilizantes orgânicos, biocarvão, serapilheira, resíduos), o cultivo alternativo (ex. cobertura verde contínua) ou medidas que reduzem as perdas de CO (ex. mobilização de solo reduzida, pastoreio alternado). Por outro lado, essas práticas de gestão têm o potencial de aumentar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao estimular a decomposição do C e N sequestrados e aumentando as emissões de CO2 e N2O. Os mecanismos impulsionadores do aumento das emissões de GEE e das suas interações com o sequestro de CO sob diferentes condições edafo-climáticas não são bem conhecidos, em parte porque pouco se sabe sobre o modo como os fatores bióticos afetam o armazenamento de CO nos solos.
O principal objetivo do TRUESOIL é avaliar o modo como as emissões de GEE dos sistemas de produção agrícola são influenciadas por diversos insumos de CO em diferentes tipos de solo e combinações climáticas (boreal, temperado, mediterrâneo e semi-oceânico). Pretende-se elucidar o papel de diferentes fatores bióticos no armazenamento de CO, e até que ponto esses fatores impactam nas emissões de GEE, em particular N2O. Para entender os possíveis trade-offs entre o armazenamento de CO e as emissões de GEE, irá combinar-se a medição intensiva dos fluxos de GEE, com os estudos do ciclo do C-N e análises microbiológicas. Comparação entre solos que estão saturados de SOC e outros que continuam a acumular SOC ajudará na identificação dos principais fatores impulsionadores. Usando experiências com exclusão de precipitação, poderá examinar-se o impacto futuro das reduções na precipitação nas interações entre o acúmulo de SOC e as emissões de GEE.
O projeto TRUESOIL estabelecerá ainda um repositório de dados sobre as inter-relações entre a gestão dos solos, o clima e as emissões de GEE e sequestro de SOC, e fornecerá informação sobre os fatores que influenciarão as compensações entre o sequestro de SOC e os fluxos de GEE, incluindo condições pedoclimáticas, intervenções na gestão dos solos, composição da comunidade microbiana do solo e C/N budgets (WP1). O repositório servirá de base para as atividades gerais do projeto, incluindo na avaliação: dos impactos da exclusão da precipitação no sequestro SOC e emissões de GEE (WP2); do papel das comunidades microbianas no sequestro de SOC e emissões de N2O (WP3); na modelação das interações e compensações C-N para identificar opções de gestão que maximizem o sequestro de SOC e minimizem os impactos sobre as emissões de GEE do solo (WP4). Subsequentemente, os resultados do projeto serão sintetizados e traduzidos na implementação de práticas para uma gestão dos solos inteligente do ponto de vista climático (WP5), que por sua vez, serão divulgadas pela comunidade científica, stakeholders e público no geral (WP6).

membros do CESAM no projeto

Isabel Maria Alves Natividade Campos

Investigadora Doutorada (Nível 2)

Zahra Khodaparast

Bolseira de Pós-Doutoramento