VITAQUA: Alterações climáticas: uma ameaça adicional para sistemas aquáticos sob pressão intensiva de poluição agrícola difusa

Coordenador

Nelson J C Abrantes

Programa

PTDC/AAC-AMB/112438/2009

Datas

01/04/2011 - 30/09/2014

Financiamento para o CESAM

162369 €

Financiamento Total

162369 €

O principal desafio do projecto VITAQUA será estudar os impactos das alterações climáticas ao nível dos processos hidrológicos, poluição agrícola, funcionamento do ecossistema e estado ecológico das massas de água localizadas nas proximidades de áreas de agricultura intensiva. Para além disso, é também um objectivo do projecto estudar e propor medidas de adaptação tendo em conta as alterações climáticas, em conformidade com a DQA.

Por conseguinte, foi planeado um esquema faseado de modo a atingir os principais objectivos do projecto:

  • Aplicar e avaliar a consistência do modelo SWAT na simulação da entrada de agroquímicos (nutrientes e pesticidas) nos sistemas aquáticos, em áreas de vinha intensiva e na reprodução do estado químico corrente e indicadores do estado ecológico.
  • Avaliar os impactos das alterações climáticas no estado de qualidade da água, tendo em conta as suas implicações nas principais forças motrizes da poluição difusa.
  • Executar bioensaios em microcosmos para simular o funcionamento dos ecossistemas aquáticos sob cenários climáticos actuais e futuros.
  • Esquematizar e testar adaptações nas práticas agrícolas para minimizar os impactos da agricultura nas massas de água, sob condições climáticas actuais e futuras.

O projecto estará focado numa bacia piloto (bacia do Rio Cértima), que corresponde a uma importante região vitivinícola no contexto Português – Bairrada.

O projecto VITAQUA inclui uma equipa de investigação multidisciplinar, com competências na área hidrológica, climatológica, química, ecológica e ecotoxicológica, permitindo uma combinação sólida de ferramentas distintas que resultarão numa visão holística. Os resultados deste estudo, irão ajudar a colmatar a falta de informação existente sobre as implicações das alterações climáticas nos recursos aquáticos afectados pela poluição difusa agrícola, contribuindo assim para uma estratégia de gestão ambiental efectiva, de modo a assegurar a sustentabilidade dos recursos e ajudar na formulação de decisões de boas práticas agrícolas.

membros do CESAM no projeto