RESTORE4Cs no EuroGEO 2023

O projeto RESTORE4Cs esteve em destaque no EuroGEO 2023, que decorreu presencialmente e online de 2 a 4 de outubro de 2023, no Eurac Research em Bolzano, Itália. A coordenadora do projeto RESTORE4Cs, Ana Lillebø (Universidade de Aveiro), apresentou o projeto no dia 3 de outubro, primeiro com um e-poster no Foyer 123 e depois num painel de discussão, moderado por Antonello Provenzale (CNR), focado em “Desafios na interface entre água e ecossistemas”, durante a sessão “Biodiversidade, ecossistemas e geodiversidade – interfaces em termos de iniciativa e áreas científicas”.

O EuroGEO reúne e coordena atividades na Europa que contribuem para as iniciativas do Grupo de Observação da Terra (GEO). O GEO encontra-se numa encruzilhada com a definição da sua estratégia pós-25 (atualmente em consulta pública), que deverá ser adotada em novembro de 2023 na cimeira ministerial do GEO na Cidade do Cabo, África do Sul. A nova estratégia passa da “Observação da Terra” para a “Inteligência da Terra” e muda o foco dos serviços para a equidade, a fim de colmatar as lacunas de informação a nível mundial.
O workshop EuroGEO deste ano ofereceu a oportunidade de posicionar as iniciativas europeias à luz da nova estratégia GEO e promove a coordenação e interligação de iniciativas a nível nacional e europeu, bem como entre setores e domínios, de modo a produzir contribuições para a GEO que sejam pertinentes e significativas.
Os objetivos do workshop foram:

  • Posicionar o EuroGEO face à nova estratégia GEO;
  • Identificar e explorar sinergias entre projetos e iniciativas nacionais e da UE;
  • Apoiar uma abordagem de ligação para enfrentar a crise poluição-clima-biodiversidade;
  • Criar um diálogo entre cientistas, decisores políticos e utilizadores finais para apoiar o co-design de ferramentas, conhecimentos e políticas.

Mais informações sobre o Workshop EuroGEO 2023 disponíveis aqui.

Texto por: Equipa de Comunicação do Restore4Cs