Decorreu no passado dia 28 de janeiro o Kick-off meeting do projeto COASTAL – MiCrofluidic sensOrs for rApid detection of marine toxins in SusTainable AquacuLture, financiado pela EEAGRANTS.
O projeto COASTAL reúne uma equipa multidisciplinar de especialistas na área de sensores biológicos e químicos, micro e nanofabricação, eletroquímica e química analítica, que trabalhará em conjunto no desenvolvimento de novas abordagens para a deteção de PST (Toxinas marinhas paralisantes). O promotor do projeto é a Universidade de Aveiro (UA) tendo como parceiro em Portugal o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os parceiros noruegueses no consórcio são o SINTEF MiNaLab e a Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (NMBU). O consórcio proporcionará uma abordagem multidisciplinar das temáticas envolvidas, das competências e infraestruturas necessárias para o sucesso do projeto COASTAL.
O projeto COASTAL irá contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento de tecnologia inovadora, proposta para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, em particular, abordando os resultados do Objetivo 14: Vida Aquática: Gestão sustentável dos ecossistemas marinhos e costeiros para alcançar oceanos produtivos e aumentar o conhecimento científico, desenvolver a capacidade de pesquisa e transferir tecnologia marinha para melhorar a saúde dos oceanos, sendo esta temática de extrema importância para a aquacultura e apanha de moluscos bivalves.