Rita Torres (CESAM/DBio) em entrevista ao JN fala sobre o Aumento de Acidentes Rodoviários com Javalis em Portugal

Rita Torres, investigadora CESAM/DBio, em entrevista ao Jornal de Notícias falou sobre os acidentes rodoviários provocados por animais selvagens e revelou que entre 2019 e 2020 houve mais de 1000 acidentes causados por javalis.

A investigadora refere que no seu projeto de investigação: “utilizámos informação de uma monitorização de 2 anos de atropelamentos (2019-2020) de ungulados selvagens (javali, veado e corço) para avaliar os fatores que influenciam a probabilidade de acidentes em Portugal. Foi contabilizado um total de 1.306 acidentes (2019 e 2020), envolvendo as três espécies de ungulados silvestres com maior expressão em Portugal. O javali esteve envolvido na maior parte dos acidentes (83,7%), seguido do veado (9%) e do corço (7,3%).  Os nossos dados, ainda que só focados em dois anos, confirmam os resultados descritos na literatura, mostrando que o javali é a espécie de ungulado envolvida em mais acidentes rodoviários na Peninsula Ibérica. Este facto também é potencialmente revelador da sua expressiva densidade no nosso país, comparativamente com as outras espécies de ungulados, sendo o javali mais abundante e amplamente distribuído em Portugal Continental, ocupando quase todo o território nacional.”

Rita Torres desempenhou um papel fundamental na elaboração do Plano Estratégico e de Ação do Javali, promovido pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e também chamou à atenção para o aumento de acidentes rodoviários nos fins de semana, especialmente aos domingos, bem como nos períodos finais da tarde e durante a noite. Nestes momentos, é crucial que os condutores redobrem os seus cuidados, especialmente em áreas caracterizadas por uma cobertura florestal significativa.

Além disso, o seu trabalho refere ainda que “o planeamento de estradas deve levar em consideração a cobertura do solo para evitar a formação de pontos críticos para acidentes. Uma gestão florestal adequada ao longo das estradas, que reduza a vegetação nas proximidades da pista, pode diminuir a atratividade do habitat para o javali, ao mesmo tempo que melhora a visibilidade dos condutores, potencialmente reduzindo o risco de acidentes”.

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