Segunda campanha de amostragem do projeto europeu RESTORE4Cs na Ria de Aveiro

A segunda campanha de amostragem do projeto Europeu RESTORE4Cs decorreu de 23 a 25 de janeiro de 2024 na Ria de Aveiro. RESTORE4Cs – Modelling Restoration of wetlands for Carbon pathways, Climate Change mitigation and adaptation, ecosystem services, and biodiversity, Co-benefits – segue uma abordagem transdisciplinar para avaliar o impacto do restauro de zonas húmidas costeiras europeias na mitigação das alterações climáticas, adaptação, serviços de ecossistemas e biodiversidade.

Esta campanha de amostragem corresponde à estação de Inverno, uma vez que estas campanhas são realizadas trimestralmente durante um ano para cobrir a variabilidade sazonal. A equipa reuniu especialistas da Universidade de Aveiro (CESAM), Universidade de Valência, Universidade de Barcelona, Centro de Investigação WasserCluster Lunz (Universidade de Viena) e do Conselho Nacional de Investigação (CNR, Itália). Os investigadores mediram as taxas de troca de gases com efeito de estufa em pradarias marinhas alteradas, restauradas e intactas da Ria de Aveiro, durante a maré alta e a maré baixa, para determinar o papel do seu estado na dinâmica do carbono. Em última análise, os dados recolhidos ajudarão a desvendar o impacto das ações de restauro na capacidade das zonas húmidas para mitigar as alterações climáticas.

A Ria de Aveiro é um dos 6 casos de estudo do RESTORE4Cs, representando uma região biogeográfica Atlântico-europeia. Os outros casos de estudo identificados pelo projeto são as zonas húmidas de Valência e Camarga (Mediterrâneo), o Delta do Sudoeste Holandês (Atlântico), a Laguna da Curlândia (Báltico) e o Delta do Danúbio (Mar Negro).

Mais informações sobre o projeto e os 6 casos de estudo podem ser encontradas no site www.restore4cs.eu ou na página do CESAM aqui.

Texto por: Patrícia Silva