Sessão de Demonstração e Workshop Disseminação de Resultados do Projeto RaMP

No próximo dia 22 de junho, terá lugar na Praia da Barra e na Universidade de Aveiro uma sessão de demonstração e um workshop de disseminação de resultados do Projeto RaMP.

O projeto RaMP (Rapid-response to Marine Pollution) tem como objetivo a capacitação de veículos autónomos de baixo custo para operações de prevenção, monitorização, fiscalização e resposta a eventos de poluição marinha (https://ramp.lsts.pt/node/1). Em atuação conjunta com as atuais ferramentas de modelação numérica, visa minimizar os custos inerentes às operações, aumentar a sua rapidez e facilitar a identificação das fontes poluidoras.

No próximo dia 22 de junho será realizado uma sessão de demonstração da operação dos veículos autónomos submarinos desenvolvidos ao longo do projeto na Praia da Barra durante a parte da manhã, com início às 10h00 na praia da meia-laranja. Entre as 15h00 e as 17h00 decorrerá no Anfiteatro do Departamento de Física da Universidade de Aveiro uma sessão aberta ao público geral visando acompanhar em direto o percurso do veículo autónomo e divulgar os resultados finais obtidos pelo projeto (programa em anexo):

  • Apresentação do Sistema RaMP (LSTS-FEUP)
  • Implementação do Modelo Numérico para o Sistema RaMP (NMEC-UA)
  • Impacto da robótica no futuro do Combate à Poluição no Mar (DGAM)
  • Palestra Convidada – Prof. Dr. Javier Gilabert (Universidad Politécnica de Cartagena)

Para além da UA, através do Núcleo de Modelação Costeira e Estuarina do CESAM/DFis, é parceiro do projeto a Direção-Geral da Autoridade Marítima. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS), é a instituição coordenadora do projeto.

O Projeto RaMP – Rapid-response to Marine Pollution, FA_06_2017_077 – é financiado pela Direção Geral da Política do Mar (DGPM) através do programa Fundo Azul.

Cartaz