Missão & Visão

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) é uma Unidade de Investigação da Universidade de Aveiro (UA) com o estatuto de Laboratório Associado desde 2005, avaliado com a classificação máxima de Excelente desde 2014.

Missão

Promover a investigação transdisciplinar e transformadora para responder aos desafios ambientais e marinhos. Através de investigação fundamental e aplicada, o CESAM desenvolve soluções sustentáveis para a gestão e conservação de recursos naturais, biodiversidade e para o bem-estar dos ecossistemas e da humanidade. O CESAM baseia-se na abordagem ‘Uma só Saúde’, que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, e tem em conta os processos de mudança global, contribuindo ativamente para a formulação de políticas e apoio à tomada de decisões. A Cuidar do Futuro.

Visão

O CESAM pretende consolidar-se como um centro de excelência internacional em ciências do ambiente e do mar, conduzindo investigação fundamental e aplicada com um forte compromisso na compreensão e resolução dos desafios ambientais e marinhos.

Focamo-nos no estudo das interações entre a atmosfera, solos, rios, águas de transição e o oceano, promovendo uma abordagem integrada dos sistemas naturais. Além disso, impulsionamos o conhecimento sobre alterações climáticas, biodiversidade e sustentabilidade, reforçando a ligação entre ciência e políticas e contribuindo para decisões informadas a nível nacional e internacional, promovendo um impacto global significativo.

Ambições

  1. Promover a colaboração e inovação: Fortalecer parcerias estratégicas a nível nacional e internacional, incentivando a inovação aberta e colaborativa para acelerar a geração de conhecimento e soluções.
  2. Promover políticas e práticas baseadas na ciência: Contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas sustentáveis, baseadas em evidências científicas robustas, com impacto na sociedade, na economia e no ambiente.
  3. Reforçar abordagens multi-, transdisciplinares e inclusivas: Potenciar sinergias entre diferentes disciplinas científicas, promovendo a cooperação internacional e o envolvimento de decisores e comunidades para maximizar o impacto da investigação.

Valores Fundamentais

a) Excelência, Integridade e Inovação: promoção da excelência na investigação, fundamental ou aplicada, mantendo os mais altos padrões éticos e fomentando uma cultura de inovação.

b) Liberdade Académica e de Investigação: defesa dos valores da liberdade académica e de investigação, respeitando a ética e integridade científica, incentivando ideias e perspetivas diversas para um mesmo problema, de forma a impulsionar o avanço do conhecimento transformador, implementando uma política de acesso aberto.

c) Sustentabilidade e Responsabilidade: promoção de soluções sustentáveis, assumindo responsabilidade pelo impacto ambiental das atividades desenvolvidas de forma a garantir o bem-estar dos ecossistemas e das gerações futuras.

d) Inclusão e Diversidade: valorização da inclusão e da diversidade de género, idade, cultural, étnica e funcional, reconhecendo o valor de perspetivas diversas e diferentes na abordagem abrangente dos desafios ambientais.

e) Colaboração Transformadora: promoção de colaborações com as partes interessadas, envolvendo-as no processo de investigação e inovação, potenciando a relevância e o impacto societal da investigação.