A terceira reunião geral do projeto A-AAGORA teve lugar em Cork, na Irlanda e foi organizada pelos parceiros locais – University College Cork e Cork County Council.
Durante a reunião de 3 dias, membros dos 30 parceiros de 8 países europeus estiveram presentes pessoalmente para discutir o progresso do projeto, trocar ideias e apresentar em plenário o desenvolvimento de cada Workpackage e as atividades futuras relacionadas com os Demonstradores – Região Centro (PT), County Cork (IE) e Troms (NO).
Foram criados grupos de trabalho, juntando representantes dos Workpackages e dos demonstradores para debater questões relacionadas com o desenvolvimento tecnológico e a implementação dos living labs. Depois de se aprofundar sobre os requisitos de informação e datasets necessários, as sessões paralelas focaram-se em tópicos-chave, tais como os outputs para o oceano digital, oportunidades de mercado de trabalho, mercado de carbono e biodiversidade relacionado com a restauração, modelos de negócio sustentáveis, envolvimento de stakeholders, comunidade de prática e relevância para as políticas.
Durante esta Assembleia Geral, o consórcio do projeto teve também a oportunidade de receber alguns dos membros do seu Conselho Consultivo Externo. Bogdan Oldakowski, Secretário-Geral dos Portos do Báltico, esteve presente pessoalmente. Angela Guimarães Pereira, da Comissão Europeia – DG Joint Research Centre, Jörn Schmidt, Presidente do Comité Científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, Manuel Lago, Senior Fellow, do Ecologic Institute e Sofia Soares Cordeiro, da Fundação para a Ciência e Tecnologia juntaram-se à reunião remotamente para discutir com o consórcio os potenciais contributos e as suas expectativas em relação ao projeto A-AAGORA.
A reunião foi marcada por uma visita à área de demonstrador na Irlanda. Os parceiros do A-AAGORA fizeram uma viagem de campo inspiradora a Harper’s Island, Youghal e áreas circundantes para conhecer e explorar os esforços da comunidade local na conservação da biodiversidade e do ambiente.
Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada no site em www.a-aagora.eu
Texto por: Dionísia Laranjeiro