UA integra Projeto Europeu inovador para a Sustentabilidade nas Universidades com a colaboração do CESAM

O projeto ERASMUS+ EUSTEPs – Enhancing Universities'' Sustainability Teaching and Practices through the Ecological Footprint arrancou no mês de setembro do ano passado e teve a reunião de kick off na Universidade Aristóteles de Salónica em novembro, marcando o início dos três anos de projeto. O projeto é desenvolvido em Portugal pela Universidade de Aveiro e pela Universidade Aberta. 

Conta ainda com um parceiro Italiano, a Universidade de Siena, e é liderado pela Universidade Aristóteles de Salónica, na Grécia. Outro dos parceiros é a Organização Não-Governamental Internacional Global Footprint Network, responsável pelo desenvolvimento e aplicação do conceito da Pegada Ecológica.

O EUSTEPs visa capacitar estudantes universitários e a comunidade académica em geral (bolseiros, investigadores, funcionários docentes e pessoal técnico, administrativo e de gestão) com conhecimentos atuais sobre a complexidade da Sustentabilidade, e da sua natureza interdisciplinar, de forma participada e apelativa. O projeto pretende ajudar a moldar uma nova geração de cidadãos e profissionais conscientes dos desafios da Sustentabilidade. Visa também construir ferramentas para avaliar e reduzir o impacto ambiental das instituições de ensino superior através de um abordagem experimental colaborativa baseada numa aplicação inovadora da Pegada Ecológica.

Na Universidade de Aveiro, a equipa EUSTEPs é constituída pelos docentes e investigadores Sara Moreno Pires e Filipe Teles (DCSPT), Marta Ferreira Dias (DEGEIT),  Myriam Lopes e Ana Isabel Miranda (CESAM/DAO) e Mariana Nicolau (aluna do Mestrado em Ciência Política).

Para continuar a acompanhar o projeto ou para informação mais detalhada consulte: http://www.eusteps.eu.

Notícia completa aqui: https://www.ua.pt/pt/noticias/9/63084