No dia 17 de dezembro de 2024, a Universidade de Aveiro (UA) e a Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) oficializaram a criação da Cátedra Não Académica UA/CESAM – Porto de Aveiro. Nesta cerimónia estiveram presentes, para além do Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., o Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo e Acreditação dos Ciclos de Estudos, Prof. Doutor Artur Silva, do Coordenador do CESAM, Prof. Doutor Amadeu Soares, e do Diretor do Departamento de Física, também Vice-Coordenador do CESAM, Prof. Doutor João Dias, além de representantes da APA e de outras entidades parceiras.
Esta iniciativa visa impulsionar a investigação interdisciplinar e fomentar soluções sustentáveis para os desafios ambientais e operacionais na na zona de influência do Porto de Aveiro e na Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE). A Cátedra será cofinanciada pela APA, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do concurso FCT-Tenure, e pelo CESAM/UA. Esta colaboração estratégica tem como foco a modelação numérica de processos hidrodinâmicos, como marés, correntes e qualidade da água, e a avaliação dos impactos ambientais de projetos portuários, particularmente as obras de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Aveiro. Adicionalmente, pretende-se estudar estratégias para mitigar os efeitos das alterações climáticas, que representam riscos significativos para a região.
Esta Cátedra Não Académica UA/CESAM-Porto de Aveiro contempla a contratação de um investigador doutorado no regime de contrato de carreira ao abrigo do Estatuto da Carreira de Investigação Científica e a atribuição, pela FCT, de uma bolsa de doutoramento em ambiente não académico. As atividades serão realizadas em estreita colaboração entre a UA/CESAM e a APA, promovendo a integração do conhecimento científico e a inovação tecnológica com a gestão portuária e a sustentabilidade ambiental.
Com duração inicial de seis anos, esta iniciativa reforça a parceria histórica entre a UA, nomeadamente via CESAM, e a Administração do Porto de Aveiro, refletindo o compromisso das instituições em contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e ambiental da região.