Que impacto têm as descobertas científicas na sociedade? E como podem ajudar na nossa vida quotidiana? Estas são as questões de partida que inspiram o “Ciência com Impacto”, uma nova iniciativa do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro. O programa acaba de arrancar, tendo começado já a chegar ao grande público através de canais digitais, seguindo-se um conjunto de ações no terreno.
“Ciência com Impacto” representa uma forma inédita de retirar as descobertas científicas do laboratório e dos gabinetes dos investigadores, divulgando-as e promovendo-as junto da comunidade. A ação é constituída por vídeos temáticos de três minutos e de podcasts com uma hora de duração. Estes conteúdos são divulgados com uma periodicidade semanal, com a publicação dos vídeos a alternar com a semana de divulgação dos podcasts. O primeiro vídeo já está disponível em https://cienciacomimpacto.pt e é protagonizado por Catarina Eira, investigadora do CESAM, que fala do seu trabalho na área da ecologia e conservação das populações de mamíferos marinhos que ocorrem na costa portuguesa. O primeiro podcast estará disponível na próxima segunda-feira, dia 16 de março.
No âmbito da iniciativa “Ciência com Impacto” serão ainda realizados debates sobre temas da atualidade, associados às áreas do ambiente, saúde humana, ecologia, mar e biotecnologia, entre outros. Estes encontros contarão com a presença e o contributo de investigadores do CESAM e de outros atores relevantes para a temática abordada.
A Bondalti, indústria química parceira do projeto, assume a produção, realização e divulgação dos podcasts, que estão a ser alojados num media host e disponibilizados nas plataformas habituais (em áudio) e no Youtube (em vídeo). Além desta divulgação, o podcast será emitido pela Rádio Voz da Ria, que se associa através da cedência dos estúdios. O Diário de Notícias também se associou e será criada uma rúbrica quinzenal intitulada “Ciência com Impacto”, que publicará o podcast e uma entrevista editada a partir dele.
“Ciência com Impacto” contará, igualmente, com uma componente de ciência cidadã, de modo a envolver as empresas e o público em projetos de investigação.