Prémio para jovens investigadores do Atlântico

30/06/2024

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) continua a apostar na investigação do Atlântico, incluindo os seus ecossistemas e exploração sustentável, através da abertura de uma nova edição para os FLAD Science Award Atlantic 2024. O prémio tem um valor de 300 mil euros, por um máximo de 3 anos.

Data limite: 30 de junho 2024

Elegibilidade:

São elegíveis para o Prémio candidatos que tenham concluído o doutoramento há não mais de oito anos; estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT nas áreas de investigação deste concurso; fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica; ter uma declaração de apoio do centro de investigação a que está associado no plano de investigação; incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.


Áreas-chave de investigação para a edição 2024:

A FLAD irá reconhecer projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento de ciência marítima e tecnologia como meio de estimular inovação e reforçar o desenvolvimento sustentável da economia azul:

– Ciência e tecnologia para promover um oceano saudável e limpo, abordando o Atlântico como um bem natural do ecossistema;

– Impacte futuro das alterações climáticas nas populações humanas das regiões do litoral atlântico e conceção de ações de mitigação ou de adaptação, incluindo a participação dos cidadãos;

– Avaliar o valor do Atlântico em património natural e ecossistemas, nomeadamente no seu contributo para a Economia Azul;

– Estratégias ambientais e de transição energética para ilhas e áreas isoladas;

– Mobilidade e logísticas sustentáveis, no contexto de transformação digital crescente;

– Novas abordagens no planeamento, observação e gestão do espaço Atlântico.

Avaliação:

O prémio será atribuído após uma análise das candidaturas a duas fases:

1ª Fase: A primeira fase de candidaturas decorre de 1 de junho a 30 de junho, onde se efetua uma revisão do currículo científico do candidato, juntamente com a avaliação das principais ideias apresentadas na proposta de investigação.

2ª Fase: Os candidatos mais bem classificados na primeira fase são convocados a participar numa segunda fase de candidatura. Será necessário enviar a proposta referente ao plano de investigação para os 3 anos de duração do prémio, entre 13 de setembro e 13 de outubro. Caso seja necessário mais algum elemento de avaliação, existe a possibilidade de se realizar uma entrevista final.

O edital do presente concurso e informações adicionais podem ser lidas aqui (apenas disponível em Inglês).

A investigadora do CESAM, Luísa Magalhães, venceu a terceira edição do FLAD Science Award Atlantic com o projeto UNTIE – UNravelling the role of emerging parasitic diseases in the structure and function of coastal communiTIEs and ecosystems.