Dia Mundial do Solo Celebrado com Evento no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

No passado dia 5 de dezembro, o Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro foi palco de um evento comemorativo do Dia Mundial do Solo, organizado pelo CESAM em colaboração com os projetos BESIDE, FoRES, Insectera e ENTOSAFE.

O acolhimento aos convidados e participantes foi realizado pelo Vice-Reitor, Professor Artur Silva, pelo Professor Amadeu Soares (Coordenador do CESAM), e pela Professora Fátima Alves (Diretora do DAO). Todos eles, na sua intervenção, destacaram a importância do solo, sua conservação e valorização para a sociedade, ressaltando que o tema é altamente relevante tanto nas linhas de investigação da Universidade de Aveiro e do CESAM como no trabalho do Departamento de Ambiente e Ordenamento, que já dedica mais de 40 anos de trabalho nesta área.

Na primeira parte do evento, moderada pela Dra. Susana Loureiro (CESAM/DBio), foram apresentadas estratégias e iniciativas relacionadas com a conservação e valorização do solo. Destacou-se a apresentação da Dra. Cláudia Sá da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) sobre a “Rede de explorações de demonstração AGRI-DEM_SOLO”. Em seguida, a Dra. Maria João Fernandes da Agência Nacional de Inovação (ANI) discutiu oportunidades de financiamento e colaboração no âmbito da Missão Solo. Por fim, a Dra. Sónia Rodrigues, do CESAM/DAO, apresentou as principais linhas de investigação incluídas no projeto europeu recentemente aprovado no âmbito da Missão Solo, relacionado com a Literacia do Solo.

Na segunda parte do evento, moderado pela Dra. Sónia Rodrigues, vários especialistas discutiram iniciativas de conservação e valorização do solo numa mesa redonda. Participaram da discussão a Dra. Cláudia Sá (DGADR), a Dra. Maria João Fernandes (ANI), o Prof. João Coutinho (UTAD), a Dra. Ana Quintela (RAIZ), o Dr. Oscar Pelayo (CESAM/DAO), a Dra. Regina Menino (INIAV), e o Dr. Ricardo Ramiro (Colab InnovPlantProtect). O debate foi enriquecido com a apresentação e discussão de estratégias e diferentes visões e fortaleceu oportunidades de networking e colaboração entre instituições em torno desse recurso vital e vulnerável: o solo.

Algumas das imagens captadas durante o evento;