Dia Nacional do Mar marcado pela assinatura do Acordo entre o CESAM/UA e o IPMA

Hoje, dia 16 de novembro de 2023, Dia Nacional do Mar, o Centro de Estudos do Ambiente e Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estabelecem um protocolo de cooperação. Este novo acordo reflete o compromisso das instituições com a investigação sustentável, visa promover a colaboração em áreas de interesse mútuo, marcando um passo significativo na promoção da investigação marinha sustentável.

De acordo com o coordenador científico do CESAM, Prof. Amadeu Soares, “a investigação sobre o Mar é, naturalmente, uma das áreas prioritárias para o CESAM. A assinatura deste protocolo, que faltava, é um marco importante com que assinalamos o Dia Nacional do Mar. Com ele pretendemos alargar a colaboração já existente entre o CESAM e o IPMA, na área da Meteorologia, às restantes áreas de interesse científico do IPMA e do CESAM”.

O protocolo, considerando as atribuições do IPMA e da Universidade de Aveiro, através do CESAM, visa promover a colaboração em áreas de interesse mútuo, especialmente na investigação e gestão marinha. Entre as atribuições destacadas estão a promoção da exploração sustentável dos recursos marinhos, a preservação da biodiversidade marinha, a realização de investigação científica e o incremento das atividades de transferência de tecnologia.

O acordo estabelece formas de colaboração bilateral, incluindo a utilização de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas, a realização de projetos de investigação conjunta, e a facilitação do acesso a informações científicas.

A vigência do protocolo é inicialmente de um ano, podendo ser renovado automaticamente por períodos iguais.

Este protocolo marca um passo significativo em direção à promoção da investigação marinha sustentável, refletindo o compromisso do CESAM, da UA e do IPMA com o desenvolvimento e aprofundamento de ações de cooperação em prol do conhecimento científico e tecnológico nas áreas marinhas e ambientais.

Texto por: CESAM